Siga nas redes sociais

Search

Pelo menos hoje, agradeça por ser brasileiro

Foto: divulgação

Por um momento, pelo menos agora, durante cinco minutos, esqueça nossas mazelas, esqueça nossa desigualdade social gritante, a corrupção, a violência e os problemas enfrentados na saúde e na educação.

Por um momento, agradeça por ser brasileiro e vamos juntos observar o que nos torna diferentes no mundo.

Um estudo conduzido pela agência paulistana Ana Couto ouviu 2.500 pessoas e analisou mais de 500 mil publicações nas redes sociais. Dentre várias conclusões, uma chama a atenção: se há algo que nos deixa felizes e nos torna competitivos, é a brasilidade.

A brasilidade refere-se ao conjunto de características, valores, tradições, cultura e identidade distintivos do Brasil e de seu povo.

Essa ideia incorpora diversos elementos, como a diversidade étnica, a riqueza cultural, a música, a dança, a culinária, as festas populares, as expressões artísticas, a religiosidade e até mesmo certas peculiaridades comportamentais e linguísticas.

Em resumo, a brasilidade representa a essência do país e o modo de ser do povo brasileiro: alegre, feliz, com clima quente e tropical.

O estudo Branding Brasil – o valor que o país gera teve como objetivo medir a força da marca Brasil. “O brasileiro sempre se compara com outros países, contrapondo o pior daqui com o melhor de lá. Até quando vamos resistir em ser quem realmente somos? Até onde vai o nosso complexo de vira-lata?

Nessa perspectiva, é improvável que avancemos ou construamos algo positivo nessa dinâmica. O mesmo se aplica aos nossos exemplos de sucesso.

Ao enxergarmos o sucesso como algo excepcional, reforçamos a ideia de que a falha é a norma, não o êxito.

As qualidades do Brasil e dos brasileiros precisam ser destacadas e valorizadas, elevadas a um patamar de inspiração e reconhecimento positivo.

Histórias de sucesso, inovação, empreendedorismo e conquistas notáveis em diversas áreas, da arte à ciência, abundam, apenas aguardando para serem contadas e celebradas como parte do nosso legado nacional.

O estilo brasileiro de enfrentar desafios não é apenas um “jeitinho”, mas sim uma força poderosa. Quando nos unimos, somos capazes de superar grandes obstáculos e alcançar feitos extraordinários.

E o que eu tenho a ver com isso? Tudo! É possível criar marcas brasileiras com brasilidade e utilizar a força do nosso branding nacional como uma vantagem competitiva.

Olhem para exemplos práticos como a Farm Global, que prevê que em apenas cinco anos o seu braço internacional deve faturar mais do que o somatório do faturamento de dez marcas do grupo nacional SOMA.

Exemplos de outras marcas que utilizam a brasilidade como uma vantagem competitiva não faltam e posso lhes mostrar: Havaianas, Natura, WEG, JBS, Marfrig, entre tantas outras.

Nesse contexto, a brasilidade não é apenas motivo de orgulho, mas também uma vantagem competitiva. É hora de reconhecermos e abraçarmos essa característica distintiva.

Clique aqui e acesse o estudo completo. Parabéns, Equipe Ana Couto, pelo material tão valioso!”

Compartilhe

Co-fundador e diretor administrativo da Agência Beaver

Leia também

Receba notícias no seu e-mail