Siga nas redes sociais

Search

O que startups iniciantes podem aprender com as big techs? 

Foto: divulgação.

Por Ana Paula Debiazi, CEO da Leonora Ventures .

As startups iniciantes enfrentam inúmeros desafios ao entrar no competitivo cenário empresarial, mas têm a oportunidade de aprender valiosas lições com as grandes empresas de tecnologia, as chamadas big techs. Google, Amazon, Facebook e Apple não apenas conquistaram sucesso notável, mas também estabeleceram padrões inovadores e estratégias eficazes que podem ser inspiradoras para empreendedores no início da jornada.  

Primeiramente, essas gigantes da tecnologia são conhecidas pela cultura de inovação constante. Elas lançam produtos revolucionários e estão sempre em busca de novas maneiras de melhorar e transformar as ofertas. Nesse sentido, startups podem aprender que o sucesso não é apenas alcançado por meio de uma única ideia brilhante, mas sim de um compromisso constante com a inovação. A mentalidade de “pensar fora da caixa” e a disposição para arriscar são elementos cruciais para permanecer relevante e competitiva no mercado. 

As big techs também priorizam a experiência do usuário e têm compreensão profunda das necessidades e dos desejos de seus clientes. Com isso em mente, as startups devem colocar o cliente no centro de suas operações. A coleta de feedback, a adaptação rápida às mudanças nas preferências e o desenvolvimento de produtos centrados no usuário são estratégias que contribuem significativamente para o sucesso. 

Uma cultura empresarial forte é outro ponto-chave entre grandes players. Portanto, a definição de valores claros e a criação de um ambiente que promova a colaboração, a transparência e a inovação são fundamentais para atrair talentos e manter a coesão interna. Tudo isso ajuda não apenas na gestão, mas também na construção de uma marca reconhecível e confiável no mercado. 

A capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças no ambiente de negócios também vem à tona. Pivotar, ajustar estratégias rapidamente e abraçar transformações são cruciais, especialmente em um mundo empresarial dinâmico e volátil. 

Vale ainda lembrar que as big techs dedicam parte significativa de seus recursos ao investimento em pesquisa e desenvolvimento e na adoção de tecnologias emergentes. Sendo assim, a integração de recursos como inteligência artificial, análise de dados e automação pode ser fundamental para o crescimento sustentável de uma startup. 

Ao incorporar essas práticas em estratégias de negócios, as startups podem construir alicerces sólidos para se tornarem os líderes de amanhã no cenário empresarial global. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail