Siga nas redes sociais

Search

A jornada do consumidor pelo WhatsApp e a importância de investir em conveniência

Foto: divulgação.

Por João Paulo Borges, jornalista há 17 anos, especialista em Ciência Política pela Universidade de Brasília e Whatsapp.

Em um mundo cada vez mais conectado, a jornada do cliente se tornou um componente crítico para o sucesso das empresas. A capacidade de oferecer um atendimento personalizado e eficiente pode ser o diferencial que transforma um consumidor indeciso em um defensor da marca. Neste contexto, plataformas como o WhatsApp emergem como ferramentas poderosas para fortalecer laços entre empresas e consumidores.

O estudo “Mega Sales Day – Dia do Consumidor”, realizado pela Nodud da Offerwise, por encomenda da Meta, destaca essa tendência entre os brasileiros. Os dados são reveladores: 60% dos entrevistados acreditam que fazer compras pelo WhatsApp torna a vida mais cômoda, enquanto 55% gostariam de receber notícias e novidades de compras por este meio. Além disso, 54% utilizam o aplicativo para interagir com empresas, e 53% desejam realizar todas as suas compras através de aplicativos de mensagem.

Esses números não apenas demonstram a crescente preferência dos consumidores pelo WhatsApp como canal de compra e de atendimento e relacionamento, mas também sublinham a importância de uma plataforma integrada com WhatsApp Business API, ou simplesmente a API oficial, para atender uma quantidade maior de clientes adequadamente. Soluções omnichannel permitem que as empresas integrem seus sistemas de forma segura e eficaz, garantindo uma experiência de usuário contínua e confiável. Além disso, as empresas podem automatizar respostas, personalizar comunicações e escalar o atendimento sem comprometer a qualidade.

A API do WhatsApp, por exemplo, oferece recursos que vão além do simples envio de mensagens. Com ela é possível ter maior segurança no contato ativo, redução no risco de banimento do número, integração de campanhas pagas no Facebook e/ou Instagram com o WhatsApp de forma mais segura e analítica, possibilidade do selo de verificação – aquele selo verdinho – confirmando com qual empresa o cliente está falando, dando ainda uma maior credibilidade a empresa.

Com a contratação de uma plataforma com API é possível a criação de chatbots inteligentes, o envio de notificações proativas e a realização de transações seguras. Isso não apenas melhora a eficiência operacional, mas também enriquece a experiência do cliente, proporcionando conveniência e rapidez desde o primeiro contato até a conclusão da venda.

Entre as dezenas de empresas no Brasil que oferecem esta solução, nos últimos meses tenho estudado e me aprofundado em conhecer os benefícios da Fortics, empresa liderada por Francisco Pinheiro Neto.
Investir na jornada do cliente pelo WhatsApp não é apenas uma questão de seguir uma tendência, mas sim uma estratégia inteligente para empresas que buscam se destacar em um mercado competitivo. A solução omnichannel integrada a API oficial do WhatsApp é uma ponte valiosa entre empresas e consumidores, uma ferramenta que transforma a comunicação em conversão e satisfação.

Ao longo destes sete anos que me dedico ao estudo da comunicação pelo WhatsApp (desde 2016), tanto na versão Messenger, como Business, entro em 2024 em uma nova fase de desvendar e descobrir o potencial da versão com API oficial. De tempos em tempos irei compartilhar insights e reflexões sobre o quanto elas podem ser úteis e atrativas para empresas e empreendedores brasileiros, que ainda só usam a versão gratuita.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail