Siga nas redes sociais

Search

Mercado cervejeiro: do fundo de quintal à expansão estadual

MILLEBIER
Foto: divulgação

Por Nelson Araújo, sócio-diretor da MILLEBIER.

Não é à toa que o Brasil é considerado um país apaixonado por cerveja. Somos o terceiro maior produtor da bebida no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, temos a segunda maior Oktoberfest do mundo, perdendo apenas para a original de Munique, e o setor cervejeiro segue em crescimento no país.

Em 2022, o número de estabelecimentos cervejeiros cresceu 11,6% e totalizou 1.729 cervejarias, de acordo com o último Anuário da Cerveja (2022), divulgado pelo Ministério Da Agricultura e Pecuária (Mapa).

São milhares de empregos gerados, mais de 42 mil empregos diretos, o que representa 72,3% do total de empregos gerados pelo setor de bebidas alcoólicas.

Temos orgulho de fazer parte de um mercado que é muito importante para a economia local e nacional. Estar inseridos nesse setor representa poder contribuir com a tradição cervejeira e provar que mesmo em um mercado competitivo e diverso, ainda há espaço para aqueles que têm comprometimento com um produto de qualidade e visão de negócio.

Estamos avançando em um estado com tradição cervejeira muito forte. Santa Catarina tem registro de 215 estabelecimentos produtores da bebida, ficando em quarto lugar entre os estados com mais produtores de cerveja no Brasil.

Nossa casa fica em Joinville, que está na lista de municípios com mais de 10 cervejarias, com 12 empresas, e estamos trabalhando para criar aqui nossa reputação com a meta de sermos referência para outros pequenos empreendedores da região.

Mercado competitivo

A MILLEBIER veio de um processo de transformação de um hobby em negócio. Lá em 2018, nos espelhamos em outras cervejarias já consolidadas e entramos nesse mercado que já não é mais novidade como era anos atrás.

A cerveja artesanal deixou de ser um produto para poucos e passou a ser um mercado que reúne consumidores fiéis e produtores apaixonados, todos alinhados a um paladar que é exigente, mas cada vez mais popular. A nossa aposta foi em resgatar esse sentimento e a tradição cervejeira, na região de Joinville.

A partir do momento que decidimos abrir o negócio, tínhamos certeza de que queríamos que a qualidade e a autenticidade dos nossos produtos fossem nossa marca. É a premissa que apostamos desde a base e que continuamos nutrindo com o crescimento da empresa. Temos 10 rótulos, que levam qualidade a diferentes paladares e que são versáteis, de acordo com as demandas do mercado e a sazonalidade.

Inclusive, dois deles foram premiados em 2022, no Concurso Brasileiro de Cervejas: a American Lager com ouro e a Belgian Blond com a prata. Mais recentemente, investimos na reformulação da cerveja mais consumida pelos nossos clientes, a Pilsen puro malte, que com a nova receita se tornou triplo malte, o que intensificou o sabor e os aromas, tornando-a unânime entre os paladares.

Hoje, almejamos estar entre as principais referências do mercado em Santa Catarina, expandindo a visibilidade da marca por meio de ações de marketing e publicidade robustas e articuladas, o contrato de Media for Equity com a Nexpon é um exemplo.

Mirando na escala, nossa missão prevê não deixar de lado o fator “qualidade”, pois acreditamos que isso garantirá a reputação notável em todo o estado e, quem sabe, até do Brasil.

Mas, toda grande jornada começa com pequenos passos. Diante do desafio de ampliar mercado e tornar a cerveja artesanal acessível para o grande público, nos aproximamos dos pequenos varejos, do supermercado de bairro, e implementamos a realização recorrente de degustação de cerveja nos finais de semana, em diferentes mercados e conveniências.

Durante a pandemia, realizamos o “Pega e Vaza”, iniciativa que levou cerveja em uma caçamba para que nossa marca seguisse conquistando novos consumidores, mesmo em um contexto adverso. Também apostamos em ambientes gastronômicos, atentos à experiência do consumidor. Nas nossas casas, além do chope, o público encontra boa gastronomia e música.

A dor do crescimento também nos provocou a buscar novas conexões para distribuição da cerveja, assim como ampliação e qualificação para a força de venda. A MILLEBIER está em franca expansão em Santa Catarina e apesar da busca pela capilaridade, a conexão com o local é um aspecto fundamental, que sempre nos remete à tradição e as nossas raízes.

A participação em eventos que celebram a cultura cervejeira, como BIERVILLE, os Stammtisch e especialmente o Concurso e Festival Brasileiro de Cerveja são alguns exemplos. Além disso, marcamos nossa presença junto à comunidade, por meio de ações sociais, e junto a entidades setoriais, como a Ajorpeme.

São práticas importantes que somadas alavancam o potencial de crescimento e reputação do negócio – passos ousados e necessários para qualquer cervejaria que deseja sair do fundo de quintal e levar seu produto para novos patamares.

Temos diversos exemplos de cervejarias que trilharam esse caminho e contribuem para a relevância do nosso mercado. Sabemos também que a qualificação dos negócios cervejeiros é a virada de chave que vai saciar quem tem sede de boa cerveja, mas também de empresas rentáveis.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail