Siga nas redes sociais

Search

Primeira graduação do país focada na criação de startups será lançada no South Summit Brazil

Foto: Divulgação

Com a promessa de revolucionar a educação empreendedora no Brasil, com uma formação acadêmica ágil e focada na criação de startups de classe mundial desde o dia 1 do curso, a Startup Academy chega ao mercado oficialmente no dia 21 de março, durante o South Summit Brazil, um dos principais eventos de tecnologia da América Latina. 

Esse é o primeiro curso superior certificado pelo Ministério da Educação (MEC) com foco na formação de novos empreendedores a partir de uma metodologia orientada à criação de startups. O primeiro curso de graduação será o Startup Business: Gestão  de Negócios Inovadores, e novos serão lançados pela edtech em breve. As aulas iniciam em maio de 2024 e as inscrições podem ser realizadas pelo site www.startup academy.digital.

A edtech tem como co-fundadores líderes com mais de 20 anos de experiência na área educacional, de empreendedorismo e de inovação, como Susana Kakuta, Juliana Suzin e Alsones Balestrin, além da Atitus Educação. O evento de lançamento contará com a presença de parceiros internacionais da startup, como o Head da Coursera Enterprise LATAM, Christian Hernandez Quiroz, e o Vice-Presidente Global de Estratégia Acadêmica do Canvas, Ryan Lufkin.

“Acreditamos que a educação deve ser tão ágil, inovadora e adaptável quanto as startups que mudam nossa vida cotidiana. Por isso, combinamos nesta formação a robustez acadêmica com experiência prática ativa para que, ao final do curso, os nossos alunos não apenas tenham um diploma de ensino superior, mas uma startup certificada e pronta para decolar no mercado”, explica a CEO e co-fundadora da Startup Academy, Juliana Suzin.

O anúncio da Startup Academy marca também o lançamento da nova Escola de Negócios e Tecnologia da Atitus Educação, que faz parte do projeto de expansão anunciado pela instituição em 2022, com investimento total de R$100 milhões até 2027. Alinhada ao conceito de Employer University (Universidade Empregadora), a nova escola visa proporcionar ao aluno um aprendizado dinâmico e cada vez mais prático e atrelado aos desafios do dia a dia das profissões.

“A Startup Academy é uma das principais novidades da nova Escola de Negócios e Tecnologia, que tem como proposta ser um hub de formação e qualificação de profissionais, executivos e empreendedores”, afirma o CEO da Atitus Educação, Eduardo Capellari. 

Ele acrescenta que a edtech amplia o ecossistema de gestão e tecnologia da Escola, e reforça seu compromisso de ser um agente acelerador das mudanças educacionais necessárias para os desafios do mundo contemporâneo, sobretudo no âmbito dos negócios. 

Educação empreendedora inovadora

A Startup Academy chega com a proposta de uma formação empreendedora com dois anos de curso e uma experiência inovadora, focada no aprendizado ativo, mentorias e imersões em ecossistemas de inovação nacionais e internacionais. A plataforma de ensino utiliza as melhores práticas do mercado mundial, e aposta em ferramentas de Inteligência Artificial embarcada em diversas fases do projeto, inclusive possibilitando que, em poucos segundos, seja feita a análise inicial de seleção dos alunos, trazendo uma inovação para o modelo atual proposto pelo MEC.

Juliana acrescenta que o objetivo é ressignificar o ensino superior no Brasil e também promover igualdade de acesso à educação empreendedora, viabilizando, assim, que jovens de diferentes contextos sociais encontrem no empreendedorismo uma forma de construir um futuro.

“Nos comprometemos a criar programas inclusivos e acessíveis, capacitando e apoiando uma gama diversificada de talentos, independentemente de origem socioeconômica”, defende Juliana. Ela adianta que 10% das vagas disponíveis na graduação, distribuídas em polos pelo Brasil, serão destinadas a bolsas de estudos para alunos de escolas públicas e comunidades periféricas.

Para a também co-fundadora da Startup Academy, Susana Kakuta, ao democratizar o conhecimento empreendedor, não apenas se está transformando indivíduos, mas também contribuindo significativamente para a construção de um ecossistema empreendedor mais equitativo e vibrante em todo o país.

“Dessa forma, estamos alinhados firmemente aos princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança) e impulsionamos a evolução positiva na educação brasileira”, observa a executiva. 

Conhecimento para gerar negócios

O Brasil conta atualmente com mais de 13 mil startups, conforme mapeamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em 2022. Entretanto, muitos desses empreendimentos ainda não sobrevivem ao primeiro ano. Segundo o estudo “Causa da Mortalidade de Startups Brasileiras”, promovido pela Fundação Dom Cabral, um dos motivos do fracasso está relacionado à gestão do negócio. Nesse contexto, torna-se imperativo o desenvolvimento das habilidades empreendedoras dos fundadores e da empresa. 

Alsones Balestrin, co-fundador da Startup Academy, reforça que uma formação sólida em nível superior é fundamental para o sucesso das startups.

“Se você analisar as 100 startups mais relevantes no Brasil você verá que a grande maioria foi criada por empreendedores que possuem formação em nível superior. No entanto, precisamos ressignificar ainda mais a formação de empreendedores, a partir de metodologias modernas e orientadas à criação de startups desde o primeiro dia em que aluno ingressa em um curso superior”, argumenta. 

Parceria com a plataforma Coursera 

Certa de que o modelo de educação atual exige aprendizagem contínua, a Startup Academy conta com a parceria da plataforma global Coursera, que permitirá que os alunos acessem uma mixagem de conteúdos extracurriculares, previamente indicados pela Academy, para complementar seus estudos. Lembrando que os conteúdos disponíveis pela Coursera são ofertados por renomadas instituições de ensino superior ao redor do mundo.

“Adicionalmente, nossos alunos poderão escolher cursos extras e realizar com custos diferenciados”, orienta a CEO da Academy, Juliana Suzin.

Vestibular

A Startup Academy segue todos os critérios de seleção do MEC. Desta forma, os alunos podem ingressar na graduação por meio da sua nota no Enem ou de uma redação em que relata seu objetivo com a formação.

“A Inteligência Artificial está presente em diversas etapas do nosso processo, inclusive, nesta etapa, ajudando a avaliar o conteúdo e selecionar o candidato”, explica Juliana.

Ela comenta ainda que alunos que desejem ingressar por transferência ou segunda graduação também poderão acessar o curso por meio da redação.

As aulas são realizadas de forma virtual, mas os estudantes podem acessar os polos da Startup Academy distribuídos em diferentes estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo.

“Já estamos em tratativas para avançar no nordeste e também no norte”, completa Juliana.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail