Siga nas redes sociais

Search

Com viés sustentável, cervejaria do Grupo EZOS investe em logística reversa

cervejaria
Foto: divulgação

Cada vez mais, as empresas têm direcionado seus focos para práticas que valorizem as ações em prol do meio ambiente, da sociedade e da governança (ESG).

Nesse contexto, como maneira de reforçar seu viés sustentável, a cervejaria do Grupo EZOS tem investido em logística reversa. A partir da compensação ambiental das embalagens de todos os produtos fabricados pela indústria, a detentora das marcas Saint Bier, Barco, Coruja e Catarina obteve, inclusive, o selo ‘eu reciclo’.

Em um país com mais de 200 milhões de habitantes, conforme dados do Censo Demográfico de 2022 divulgado pelo IBGE, o compromisso com o desenvolvimento sustentável se torna ainda mais crucial. E a logística reversa visa otimizar o ciclo de vida dos produtos, contemplando tanto sua fabricação quanto o descarte adequado. E, nesse caso, na reciclagem para que possam ser reintroduzidos no mercado.

Um olhar à sustentabilidade

Por meio de parceria com uma empresa especializada, 30% de todas as embalagens lançadas no mercado pela cervejaria são recicladas.

Essa abordagem não apenas reduz os resíduos, mas também contribui para a economia circular, diminuindo a necessidade de novas matérias-primas.

O vidro, por exemplo, frequentemente utilizado nos envases da indústria, pode ser empregado em novas embalagens para indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas, ser um dos componentes da lâmpada, lã de vidro, utilizada na construção civil, entre outras possibilidades.

Além desse material, também são reciclados papelão, alumínio, metal e plástico, visto que a empresa deve compensar tanto as embalagens primárias, que estão em contato direto com a bebida, quanto as secundárias, usadas para agrupar determinado número de produtos e criar uma unidade de estoque.

Preocupação de todos

A preocupação por questões relacionadas ao meio ambiente é uma demanda cada vez mais latente. Dados divulgados em 2021 pela Opinion Box mostram que, pelo menos, 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade um tema importante para o cotidiano.

Elisa Bernardini, gerente de qualidade corporativa do grupo, afirma que a meta é chegar cada vez mais próximos do 100% e, quem sabe, um dia atingir 200% de reciclagem das embalagens.

Além do benefício ambiental, a comunidade também é impactada pela iniciativa, já que cooperativas de reciclagem locais são contratadas para a compensação respectiva das embalagens, que devem corresponder a quantidade de produtos comercializados em cada estado do Brasil.

Bárbara Marcon Bez Batti, supervisora de qualidade da cervejaria detentora das marcas Saint Bier, Barco, Coruja e Catarina, destaca que outro ponto positivo é a diminuição da emissão de combustível, que seria elevada caso os resíduos fossem destinados corretamente na indústria.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail