Siga nas redes sociais

Search

Mulheres no comando das organizações: uma visão sistêmica para o sucesso

Foto: Daniel Zimmermann

Nos últimos anos tenho visto com muito otimismo o crescimento do número de mulheres em cargos de lideranças nas empresas dos mais variados setores.

Acredito que esse movimento tem sido impulsionado não só por bons exemplos de gestão, que ganham mais visibilidade na imprensa e nos processos de networking corporativo, como também por um longo trabalho de muitas gerações antes de nós.

Além disso, tenho a certeza de que, nos próximos anos, esse cenário deva ser ainda mais positivo, com as nossas filhas e netas ocupando com maior facilidade cargos de liderança.

Obviamente ainda não estamos falando de igualdade quando olhamos para os números, já que no último ano o contingente de mulheres em cargos de liderança em empresas brasileiras médias cresceu apenas um ponto, de 38% para 39% em 2023, segundo a pesquisa Women in Business, da Grant Thornton.

Por esse motivo, acredito que discutir o papel da mulher e o seu modelo de liderança é essencial. Na minha opinião, as mulheres que possuem uma visão sistêmica dos negócios têm mais chances de alcançar o sucesso e impactar positivamente suas empresas e equipes.

A visão sistêmica envolve uma compreensão ampla e interligada de todos os aspectos e partes de uma organização.

É essa visão que proporciona, por exemplo, que a mulher tome decisões estratégicas e consiga se colocar de forma estratégica em qualquer definição da empresa.

Faz com que ela entenda a fundo o negócio que representa e esteja preparada para tomar decisões que contribuam para o crescimento estratégico e sustentável de um negócio.

Desenvolver essa visão sistêmica nas empresas passa por um processo contínuo de aperfeiçoamento. Cabe não só às empresas abrir as portas para que as mulheres tenham tantas chances quanto os homens de se desenvolverem, mas também a nós mesmas um esforço neste sentido.

Alguns pontos que precisamos absorver são:

  • Conheça o seu negócio: é crucial que os líderes, incluindo as mulheres em cargos de destaque, tenham um profundo conhecimento sobre o funcionamento da empresa, seus produtos ou serviços, clientes, concorrentes e mercado em geral. Eu venho da área administrativa e foi com base em muito estudo e colaboração das equipes que me aprofundei no produto que oferecemos e nas necessidades do mercado. Somente através da visão sistêmica consegui comandar o projeto de lançamento da nossa plataforma Ellevo Next, que abriu as portas para nossa atuação com o modelo SaaS.
  • Saiba como funciona cada setor da empresa: uma líder não pode conhecer apenas o departamento em que atua, mas também os demais setores da organização. Isso permite identificar oportunidades de colaboração e sinergia entre as áreas. Para uma mulher CEO, transitar por todas as áreas é premissa básica para a tomada de decisão.
  • Encontre caminhos para atingir metas: uma vez definidos os objetivos, é necessário traçar estratégias e planos de ação para alcançá-los. Aqui, a visão sistêmica permite identificar os recursos necessários, possíveis obstáculos e alternativas viáveis.
  • Utilize ferramentas de gestão para desenvolver a visão sistêmica: existem diversas ferramentas e metodologias que podem auxiliar na análise e compreensão do funcionamento da empresa, a começar pelo modelo Canvas e análise SWOT, por exemplo. Ser líder exige disciplina e renovação constante dos conhecimentos e contar com as ferramentas certas para isso faz toda a diferença.

Promover a presença de mulheres em cargos de liderança é apenas o primeiro passo para alcançar a equidade de gênero nas organizações.

A partir deste mês, empresas com mais de 100 funcionários no Brasil devem publicar seus Relatórios de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios, o que já é um grande passo para a equidade de gênero nas empresas.

Além disso, esse tipo de ação proporciona a validação de que homens e mulheres devem ser reconhecidos igualmente em cargos semelhantes e dá a nós mais segurança para o crescimento profissional.

Por fim, é fundamental, enquanto empresários, entendermos que as mulheres têm muito a contribuir para o sucesso das empresas quando têm a oportunidade de assumir posições de liderança e aplicar uma visão sistêmica em suas atividades.

Já enquanto mulheres, é um desafio que precisamos tomar diariamente para nós mesmas. Com essa junção, poderemos construir empresas mais inovadoras, resilientes e sustentáveis para o futuro.

Compartilhe

CEO da Ellevo

Leia também

Receba notícias no seu e-mail