Siga nas redes sociais

Search

SC espera colher 30% a mais de pinhão este ano

Foto: outsideclick/Pixabay

A colheita do pinhão em Santa Catarina, que começou neste mês e vai até julho, tem uma perspectiva inicial de produção de 5,7 mil toneladas, pelo menos 30% a mais que no último ano. A estimativa é da Epagri, baseada em levantamento feito com os produtores. 

Somente no município de Painel, que é o maior produtor de pinhão no estado, são esperadas em torno de 2,2 mil toneladas.

De acordo com José Márcio Lehmann, gerente regional da Epagri em Lages, essa não é uma quantidade muito expressiva, visto que no ano passado a produção foi muito baixa:

Esperamos que o preço compense para os agricultores, que nesse começo de safra está recebendo em torno de R$ 6 o quilo”.

Ele acredita que essa alternância na produção esteja ligada a fatores climáticos:

Uma pinha leva cerca de 32 meses para estar madura. Portanto, as condições do clima de três anos interfere no quantidade e na qualidade das sementes”.

O pinhão é muito importante para os agricultores da Serra catarinense. Das 16 mil famílias de produtores rurais da região, pelo menos 30% delas têm no pinhão um dos produtos que compõem a renda anual da propriedade.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail