Siga nas redes sociais

Search

SC terá primeira fábrica de componentes de iluminação automotiva

Foto: Fábio Schramm.

Santa Catarina terá a primeira fábrica de componentes de iluminação automotiva, a partir do segundo semestre.

Isso porque a marca Zelux, nova empresa pertencente ao grupo Ponteiras Rodrigues, de Joinville, inaugura a unidade especializada na produção de faróis, luzes de freio, luzes internas e assessórios. 

A prioridade será produtos com alta tecnologia LED, para oferecer maior eficiência e aproveitamento. O investimento total será anunciado na data de inauguração. 

Os faróis e lanternas são componentes vitais no segmento de reposição automotiva, representando uma faixa significativa do mercado devido sua importância para a segurança e o desempenho dos veículos. A entrada da Zelux neste espaço é estratégica, visando capturar e expandir sua participação neste segmento crucial, oferecendo produtos de qualidade e ótimo custo-benefício“, ressalta o CEO da Ponteira Rodrigues e da Zelux, Fábio Rosa Rodrigues.

A estrutura está sendo construída em uma área de 3 mil metros quadrados. O local vai contar com suporte de infraestrutura já existente da empresa, como estocagem, ferramentaria e estrutura administrativa. 

A marca vai aproveitar também toda a rede de distribuição dos mais de 4 mil itens peças de reposição atendidas pela empresa, organizados em 1,4 mil pontos de vendas do país e uma frota própria para atender a demanda de mercado.

Essa capacidade logística é fundamental para o sucesso da Zelux, assegurando que os produtos cheguem rapidamente e de forma confiável aos clientes, minimizando os desafios comuns relacionados a custos logísticos, tributários e variações cambiais enfrentados pelos produtos importados“, reforça o empresário.

A marca está na fase final de importação e instalação de equipamentos, ferramentais e máquinas especializadas para atender a produção. Inicialmente, vai gerar, aproximadamente, 70 empregos.

A operação inicial da Zelux possibilitará a fabricação de 100 mil unidades por ano, porém a estrutura está projetada para escalar rapidamente, atendendo à demanda do mercado e o desenvolvimento de novos itens. A estratégia de produção inicial visa otimizar a capacidade da nova unidade, com planos de expansão conforme a demanda e o mercado crescem“, complementa.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail