Siga nas redes sociais

Search

CONCARH, certificado pelo Selo Social, acontece na próxima semana

A empresária Dilma Campos foi uma das palestrantes na edição de 2023. Foto: André Arcênio

O Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas (CONCARH), realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC), é o primeiro evento de gestão de pessoas a ser certificado pelo Selo Social, um programa que assessora e qualifica iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.

Nós acompanhamos ao longo de um ano uma organização social na execução de uma iniciativa social, neste caso o CONCARH Verde, enquanto um projeto de sustentabilidade de um evento. Nós demos assessoria, ajudamos a pensar as ideias e acompanhamos todas as etapas de execução“, explicou o presidente do Selo Social, Fernando Assanti.

Entre as principais ações estão a redução de emissões de carbono, gestão de resíduos, uso responsável de recursos naturais e envolvimento da comunidade. Uma das iniciativas é a abertura de um edital para que membros de entidades sociais que não possuem recursos financeiros possam acessar o evento.

Nós mapeamos todo o gás carbônico que foi gerado pelo evento, desde a movimentação dos palestrantes e participantes até a geração de resíduos, quantificamos e fazemos um tratamento de compensação, com plantio de árvores e compra de crédito de carbono“, acrescentou Diego Martins, vice-presidente da ABRH-SC e coordenador do CONCARH.

A ação de gestão de resíduos inclui ecobags personalizadas com um visual que permite ser reutilizada após o evento, copo eco e copo de café biodegradável, para evitar copos descartáveis no evento, além de parceria com uma empresa de reciclagem. Todo o transporte ligado ao evento é feito com carros elétricos para evitar emissão de gases poluentes.

Uma das novidades deste ano é o letramento sobre diversidade e inclusão social oferecido à equipe que vai trabalhar na organização do evento e aos expositores, para que todos os participantes tenham uma experiência agradável e inclusiva. Além disso, a equipe de palestrantes é plural e diversa, uma vez que é composta por mulheres, pessoas negras, trans e com deficiência.

Esse tripé diverso, inclusivo e sustentável, é uma premissa básica da construção do evento e indiscutível. E quando falamos de diversidade, estamos falando da diversidade de pensamento, racial, étnica, de gênero, enfim, diversidade como um todo“, complementa Diego.

A 34ª edição do evento, que vai mobilizar mais de 3,6 mil profissionais da área de gestão de pessoas, será realizada nos próximos dias 11 e 12 de julho, no Centrosul, em Florianópolis.

Entre os palestrantes estão a atriz de grande sucesso Denise Fraga e o autor e diretor Miguel Falabella. Uma das atrações internacionais confirmadas é a diretora de Capital Humano do Banco de Fomento de Angola, Gladys Dinis.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail