Todo começo de ano vem com aquela energia de “agora vai”, e isso não é só impressão.
Você pode até ser pessimista, mas é difícil não ser contagiado pela onda de otimismo que nos invade toda virada de ano. Mas vamos ser francos: nossa lista de metas para 2025 é, provavelmente, uma cópia dos anos anteriores: ganhar mais, investir meu dinheiro, ler 1 livro por mês e ser mais saudável.
O que explica essa repetição? Que em toda virada de calendário as esperanças se renovam para construir uma história diferente em nossas vidas e como podemos aproveitar este “fenômeno” para realmente atingir melhores resultados em nossas finanças (e áreas correlacionadas)?
É o chamado EFEITO DO RECOMEÇO OU FRESH START
Estado psicológico que vivenciamos quando estamos diante de novos ciclos temporais como, por exemplo:
- ano novo
- segunda-feira
- aniversário
- mudanças (de cidade, de emprego, de corte de cabelo)
Esses marcos fazem com que as pessoas se sintam motivadas a perseguir novos objetivos e a deixar no passado as suas falhas.
É justamente por esse motivo que listas de metas são tão populares no ano novo e igualmente porque a maioria das dietas começa na segunda-feira.
Então como fazer para lidar com os obstáculos que apareceram ao longo do ano e não desistir das nossas próprias metas financeiras antes de maio?
Aqui vão algumas ideias práticas
1. Seja mais específico em relação a sua meta
Que tal trocar o genérico “economizar mais” por algo como “juntar X reais até dezembro para a viagem dos sonhos”? Quando o objetivo tem cara, nome e um plano de ação para implementá-lo, fica mais fácil dar prioridade e torna-lo tangível.
A mesma coisa acontece com autônomos e donos do próprio negócio: tem a meta de aumentar o faturamento, mas não tem um plano de ação com ações de vendas, quantidade de clientes prospectados por mês, meios de aquisição de novos clientes, tempo dedicado a comunicação dos serviços e métrica desses dados coletados.
Sem a presença da especificidade e de dados não conseguimos medir nossos avanços nem decidir a direção. E tudo que os olhos não veem, o cérebro não sente!
2. Crie o hábito, não a restrição
Em vez de se proibir de gastar, tente incluir novos hábitos, como sempre procurar preços antes de comprar ou adotar um “dia sem gastos” na semana. Hábito é maratona, não corrida de 100 metros.
3. Celebre cada avanço!
Guardou 300 reais este mês? Comemore com uma taça de vinho e sinta orgulho do progresso. Cada pequeno passo te aproxima da linha de chegada.
Atingir metas de curto prazo é o melhor combustível para metas de longo prazo. Nosso cérebro reage às recompensas, então dê recompensas a ele.
Por fim, lembre-se: sua vida financeira é uma construção contínua. Comemore o progresso, aprenda com os tropeços e mantenha o foco!
Que 2025 seja o ano em que você não só faça resoluções, mas também colha os frutos delas!