A recente divulgação de que Santa Catarina é o principal destino de migrantes do Brasil não chegou a surpreender. Mesmo porque a qualidade de vida de nosso estado, a economia pujante, nossas belezas, as atrações turísticas e o carinho de nossa gente são alardeados em várias oportunidades pela imprensa nacional e internacional. E também pelos visitantes, que levam daqui lembranças de um dos melhores destinos de lazer e negócios.
Segundo dados do IBGE, foram mais de 500 mil imigrantes interestaduais entre 2017 e 2022, resultando em um aumento de 4,66% da população total. Isso sem contar os estrangeiros. Eles vieram na maioria do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, nesta ordem. E são todos bem-vindos.
Estou certo de que os motivos são diversos: busca por trabalho digno, maiores rendimentos etc. Entre eles, destaco as oportunidades nos setores de tecnologia e turismo, já que temos ambos os polos entre os maiores do Brasil. E para aqueles que buscam uma ocupação no turismo, tenho uma boa notícia. As chances de postos de trabalho existem e são muitas, com chances de ascensão e em acordo total com as leis vigentes.
Ocorre que as maiores dificuldades do segmento durante as últimas temporadas foram justamente a contratação de mão de obra. Como presidente do Sindicato das Empresas de Promoção e Organização de Feiras, Congressos e Eventos de Santa Catarina (Sindeventos SC), afirmo que temos muitas opções de capacitação, citando, entre outros, programas e cursos do Sebrae/SC. Um serviço que trabalha incansavelmente em prol do desenvolvimento empresarial do estado. Afinal, a grande maioria das empresas de turismo é formada por micro e pequenas empresas.
O turismo também representa para muitos jovens seu ingresso no mercado de trabalho, seu primeiro emprego. Com nossa estrutura, estamos aptos a absorver novos colaboradores, com condições dignas a todos. É um orgulho ver uma Santa Catarina multifacetada, cosmopolita e unindo os diversos ‘Brasis’ em seu belo território, com possibilidades inesgotáveis.