Pesquisar

Conectando o orçamento ao planejamento estratégico

Foto: Mikhail Nilov/Pexels

Atualmente os executivos procuram CFOs para desempenhar um papel mais estratégico, neste contexto o orçamento é uma ferramenta essencial para apoio na estratégia. Como os CFOs têm os dados e a percepção sobre quais iniciativas agregam valor eles podem assumir um papel mais importante na orientação da estratégia organizacional.

O objetivo do orçamento é o apoio no planejamento, controle e tomada de decisão financeira para a organização dentro de um determinado período. Já o objetivo do planejamento estratégico é garantir a efetividade, eficiência e a competitividade da organização ao longo do tempo.

A conexão do orçamento ao planejamento estratégico busca alinhar os recursos financeiros aos objetivos de longo prazo da organização, melhorando a tomada de decisões, otimizando a alocação de recursos e apoiando no alcance de metas da organização.

Realizar o processo de planejamento orçamentário alinhado ao planejamento estratégico oferece uma série de vantagens para as organizações como:

  • Apoiar para que os objetivos da organização sejam atingidos
  • Reduz os níveis de incerteza em relação ao futuro
  • Melhora o nível das informações para tomada de decisões
  • Prioriza o planejamento dos recursos em longo prazo
  • Ajuda no gerenciamento das expectativas dos investidores

O orçamento é um processo e não um evento. Ou seja, para integrar o orçamento ao planejamento estratégico, os planos precisam fazer parte do dia a dia da organização sendo analisados constantemente e revisados quando preciso.

A falta de conexão entre o orçamento e o planejamento estratégico é uma das causas da ineficiência dentro das organizações, é de extrema importância a conexão da área financeira com as demais áreas de negócio da organização com o apoio das ferramentas de orçamento e planejamento estratégico.

Com a integração do orçamento e o planejamento estratégico, você passa a ter um orçamento estratégico que considera os objetivos e custos de longo prazo. O processo pode incluir a preparação de vários orçamentos e previsões de despesas de curto prazo alinhadas com metas de longo prazo.

Com a utilização do processo de Orçamento Estratégico, a organização pode definir vários orçamentos como: Orçamento Estratégico para desenvolvimento de novos produtos, orçamento estratégico para novos programas organizacionais, orçamento estratégico para capacitação, orçamento estratégico para aumento de produtividade, entre outros.

A sinergia do orçamento integrado ao planejamento estratégico apoia os CFOs para que os recursos financeiros sejam alocados a fim de apoiar as metas de médio e longo prazo da organização buscando assim a sustentabilidade e perpetuidade delas, de forma estratégica, objetiva, orientada e guiada por dados.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também