Search

Unigel, Electrolux e Termotécnica fecham parceria para refrigerador sustentável

Foto: divulgação

No ano passado, a Unigel, uma das maiores empresas implementadas do país, anunciou a criação de uma nova marca de produtos sustentáveis para materiais reciclados chamada ECOGEL®️.

Agora, a companhia firmou parceria com a Termotécnica e a Electrolux para utilização da linha na fabricação de peças de refrigeradores da marca.

“O ECOGEL®️, marca que cobre poliestirenos (um tipo de plástico) com material reciclado pós-consumo em sua composição, apresenta grande potencial para garantir a circularidade do plástico na cadeia produtiva e incentiva empresas e consumidores a praticar o descarte adequado de materiais”, explica o diretor comercial da Unigel, Marcelo Natal.

Agora, as três empresas estão juntas para fazer a circularidade de materiais acontecer na prática, mostrando que é possível viabilizar a reciclagem de plásticos de maneira sustentável. 

“Na produção do ECOGEL®, o REPOR é uma importante matéria-prima. Na prática, as embalagens em EPS de eletrodomésticos retornam para a cadeia produtiva após cumprirem com a sua função, sendo transformadas em novos componentes duráveis que serão incorporados aos refrigeradores Electrolux”, comenta o executivo.

Desde outubro do ano passado, quando o ECOGEL® foi lançado, o material pós-consumo já reaproveitado equivale a embalagens de 3 mil refrigeradores da Electrolux ou 1,8 milhão de copos descartáveis.

A Electrolux está realizando testes desde o ano passado para garantir a segurança e eficácia do produto. No momento, o produto ainda está em fase de implementação.

A previsão é que os primeiros refrigeradores com componentes produzidos com ECOGEL® cheguem ao consumidor já no início de 2022.

“Nossa abordagem ambiental traz a circularidade na prática, incluindo uma visão integrada desde uma concepção de produtos, eficiência operacional, passando por logística reversa e reciclagem e indo até novas cadeias produtivas, fechando o ciclo da economia circular. Pensando na cadeia logística como um todo, dar uma nova vida como embalagens pós-consumo, transformando-as em produtos nobres, atende à demanda da sociedade por uma atuação responsável das empresas em termos de sustentabilidade”, declara Albano Schmidt, presidente da Termotécnica.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também