Siga nas redes sociais

Search

6 dicas de ouro para se tornar um Youtuber de economia

Foto: fizkes/AdobeStock

Com as dificuldades que muitos brasileiros têm para entender questões econômicas, a internet se tornou um meio importante para se informar sobre o que acontece no país e como a economia afeta os cidadãos.

Hoje já existem muitos canais no Youtube focados nessa área, que ensinam de forma mais didática do que é esperado. E eles vêm crescendo nos últimos tempos, junto com o interesse do público em entender mais sobre esses assuntos.

Um exemplo claro, é o canal Me Poupe! de Nathalia Arcuri, que soma mais de 400 milhões de visualizações e une 6 milhões de inscritos interessados em iniciar investimentos, aprender sobre taxas de juros e sair do vermelho.

Se você também é um especialista e deseja criar um canal focado em assuntos econômicos, aqui vão 6 dicas de como se tornar um Youtube de economia:

  1. ESTUDE SOBRE SEU SEGMENTO

Se você deseja falar sobre economia, é necessário que tenha conhecimentos necessários para tratar sobre esse tema.

Busque materiais cuja linguagem não seja tão complicada e foque no que há de mais importante para seguir esse caminho. 

Procure estar sempre por dentro das novidades sobre o ramo, até mesmo para não passar informações equivocadas para sua audiência. Lembre-se que irão confiar no que você vai falar.

  1. CONHEÇA SEU PÚBLICO

Esse ponto é muito importante para que você passe a produzir vídeos de acordo com o que as pessoas que te assistem desejam ver.

Entender a faixa etária, classe social, média de ganhos, profissão e demais dados, é fundamental para que você crie conteúdos relevantes. 

Saiba o que seu público leva em consideração quando estiver pensando em uma nova produção, isso será importante para adequar a linguagem dos seus vídeos e até mesmo estabelecer uma relação de maior proximidade com os espectadores.

  1. CONSTRUA UMA IDENTIDADE

Quando pensamos em identidade, devemos considerar o nome do seu canal, cores que você irá utilizar e até mesmo quais serão os cenários dos seus vídeos. Isso conta muito na hora de deixar a sua marca para que o público reconheça seus conteúdos de maneira rápida a partir dos elementos que você irá utilizar. 

  1. EDITE SEUS VÍDEOS

A edição é uma etapa muito importante para garantir a qualidade dos seus vídeos. Você não precisa ser um expert, mas é preciso que haja um cuidado com os conteúdos para que eles tenham um ar mais profissional e consigam atrair o público. 

Opte por um criador de intro específico, com vinheta e efeitos que tenham relação com o tema de economia. É a edição que dará o toque final e fará com que seu vídeo fique mais agradável.

  1. ESTABELEÇA UMA ROTINA

As pessoas gostam de ver conteúdos atualizados e com uma certa frequência de publicações, por isso, planeje um calendário de postagens no seu canal. Você pode postar um vídeo por semana, por exemplo, mas é importante que isso seja recorrente para que seus inscritos estejam sempre atualizados com as novidades da economia.

  1. ESTIMULE O ENGAJAMENTO

O engajamento é essencial para o crescimento em uma plataforma como o Youtube, por isso busque incentivar seu público a interagir com os vídeos. Use call to actions como por exemplo os clássicos “ative as notificações” ou “inscreva-se no canal”. 

Além disso, procure também dar atenção para os inscritos, respondendo os comentários e buscando essa interação direta.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail