Siga nas redes sociais

Search

4 benefícios para empresas que implantam projeto de comunicação interna

Foto: divulgação.

Mensurar o impacto da comunicação com os colaboradores de uma empresa ainda é um processo considerado difícil, já que muitas organizações ainda estão voltando ao modelo presencial.

Porém, quando bem planejadas e executadas, as ações de Comunicação Interna passam a ser fundamentais e estratégicas no ambiente corporativo.

Com elas é possível manter os colaboradores informados e também engajados com o trabalho, assim como alinhados com os projetos da instituição e integrados entre si.

Segundo pesquisa do Project Management Institute, publicada em novembro de 2020, empresas que investem em comunicação com colaboradores possuem 54% mais assertividade nos projetos, comparado com outras que pouco investem no setor.

De acordo com Igor Vazzoler, CEO da Progic, empresa líder no segmento de comunicação interna com foco em TV corporativa, para uma boa estratégia é essencial contar com canais que potencializam a prática, disseminem de forma democrática a informação e sejam escaláveis para os profissionais responsáveis pela sua execução. 

Para explicar melhor sobre o processo da implementação de TV Corporativa em instituições, o empresário reuniu alguns elementos essenciais para colocar em prática um projeto neste tipo de ferramenta. Veja abaixo:

1. Engajamento: assuntos de interesse, linguagem e acesso

A comunicação interna só conquistará de fato os funcionários se estiver falando sobre algo que eles tenham interesse em saber. E, se tratando de engajamento com canais, outros fatores precisam ser levados em consideração, como: linguagem, público-alvo, facilidade de acesso e assuntos de interesse.

Além de ser um canal moderno e atrativo, a TV Corporativa remete muito ao aparelho que o colaborador tem em casa e usa para assistir seus programas favoritos. Com uma instalação em local apropriado (de grande circulação de pessoas e visível) e uma programação com abordagens de interesse em comum e atualizadas, a curiosidade do funcionário vai ser despertada, ele vai olhar para a TV e consumir o conteúdo que nela passa.

Por isso, monte um plano humanizado, com editorias voltadas para pessoas, e constantemente atualizado. Assim, as pessoas sempre irão ter a curiosidade em saber o que está sendo veiculado no canal.

2. Alcance: tornar a informação mais acessível

Levar notícias da empresa para todos que fazem parte dela certamente é outro grande desafio dos comunicadores.

Com a TV Corporativa instalada em locais estratégicos na empresa, é possível tornar a informação mais acessível, sem barreiras de acesso, como a necessidade de acesso à internet ou intranet da empresa, ou um e-mail corporativo.

Mas, independente do canal utilizado, lembre-se que quando todos da empresa são devidamente informados, problemas maiores como rádio corredor, fake news, anseios, etc, são evitados.

3. Aproximação: integrar lideranças e equipes 

Uma das premissas para a boa performance está baseada nos relacionamentos. Isso significa que equipes trabalham melhor quando estão integradas e guiadas por um único objetivo.

Além disso, devemos considerar que ao serem lideradas por pessoas que, apesar de estarem em um nível hierárquico acima, são vistas como uma figura ao lado de seu time para solucionar problemas e comemorar vitórias.

A solução está na adesão de um canal de comunicação democrático, como a TV Corporativa, que informa a todos, direciona a comunicação da alta cúpula aos demais da empresa e serve de espaço para que qualquer funcionário possa participar da construção de conteúdo.

4. Fortalecimento da cultura corporativa

Uma das principais funções da cultura corporativa é guiar as atitudes, alinhar os colaboradores aos objetivos, promover valores em comum e proporcionar experiências únicas para eles. Mas de nada adianta uma cultura estruturada se ela não é passada aos demais.

Quando a comunicação interna trabalha baseada na cultura, o verdadeiro “vestir a camisa” é vivido pelos colaboradores, e a sensação de pertencimento com a empresa aumenta.

Com isso, a TV Corporativa, nesse momento, entra como um canal disseminador das informações e instrumento de ações que possam traduzir os valores da empresa, como reconhecimento, transparência, bem-estar, desenvolvimento profissional e pessoal.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail