Search

INSPIRAMAIS divulga programação e prepara programação intensa de cases e palestras

Foto: divulgação.

A 27º edição do INSPIRAMAIS, único salão de design, moda e sustentabilidade em materiais para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias do Brasil, além de fomentar negócios para a cadeia produtiva do setor, terá uma intensa programação de palestras.

No evento, que acontece durante os dias 24 e 25 de janeiro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre/RS, serão realizadas 14 apresentações sobre sustentabilidade, moda, negócios nacionais e internacionais, empreendedorismo e inovação. 

Como de praxe, a abertura do salão, às 10h30, ficará a cargo de Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

“Como a indústria de materiais trabalha com ainda mais antecedência do que a produtora final, do calçado, aqui no INSPIRAMAIS já estaremos lançando coleções de insumos de produtos que estarão nas lojas na segunda parte do ano. Na palestra, falarei da pesquisa de tendências que resultou nos mais de mil produtos lançados no salão”.

A segunda palestra está programada para o início, à 13h30, quando sobe ao palco Helen Formaggini Morais, analista de tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai/MG) e Viviane Assunção, analista de projetos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ambas ligados à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Na oportunidade, as especialistas falarão sobre economia circular voltada para o setor da moda, trazendo cases e ideias que podem ajudar a indústria na criação de produtos mais sustentáveis. 

Outro destaque é a palestra das 15h45, na qual o consultor/pesquisador e o analista de Mercado do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai (Ceqtic/Senai), Thales Calmon de Aguiar Neto e Rafael Bastos Rocha, falarão sobre as oportunidades de inovação na indústria do setor. 

O primeiro dia terá ainda apresentações das soluções da Stahl, às 14h15, e do Grupo Soma, às 15h, além de cases de startups do Sebrae, às 16h30, e o panorama do mercado de materiais e calçados de segurança, da Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg) às 17h15

No dia 25, o destaque é o painel do setor calçadista na Argentina, México e Espanha, países que estão, respectivamente, nas posições 1, 6 e 12 no ranking dos destinos internacionais de componentes para calçados. A partir das 10h30, o Daniel Risafi, vice presidente da Câmara de Calçados da Argentina (CIC), Imanol Martinéz Gómez, diretor de marketing e desenvolvimento de negócios da Federação das Indústrias de Calçados da Espanha (FICE), e Alfredo Villalpando, presidente do conselho diretivo da Câmara das Indústrias de Calçados do Estado de Guanajuato (CICEG) sobem ao palco para trazer um panorama dos seus respectivos mercados. 

Já à 13h15, o Walter Rodrigues volta ao palco para trazer um preview da pesquisa que apresentará seus produtos no evento do segundo semestre de 2023. Na sequência, a partir das 14h15, a Flávia Vanelli, curadora do Hub Conexão Criativa, falará sobre soluções criativas em sustentabilidade e inovação apresentadas pelo ecossistema de negócios de impacto. 

Às 15h, outro momento bastante aguardado do salão. Sobem ao palco, para falar do preview do couro para 2024, Rodrigues Marnei Carminatti, coordenador do projeto Preview do Couro e consultor do INSPIRAMAIS, e Ramon Oliveira Soares, consultor do INSPIRAMAIS.

O segundo dia terá, ainda, apresentações da Malwee sobre o mercado de confecções, às 11h15, e do Sebrae sobre empreendedorismo e soluções para micro e pequenas empresas, às 16h15.

As inscrições para visitação ao evento são gratuitas e podem ser feitas no site clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também