Siga nas redes sociais

Search

Temporada cresce 15% em SC, diz pesquisa da Abrasel

Foto: OlegD/AdobeStock

A expectativa positiva do setor de bares e restaurantes para o início da temporada de verão em Santa Catarina se confirmou.

O aquecimento da economia trouxe ânimo ao mercado gastronômico, que vinha sofrendo com os altos e baixos das questões tributárias à crises geradas pela pandemia.

A percepção é fruto de pesquisa realizada pela Abrasel/SC, junto a empreendedores do setor no estado,

Em relação ao mesmo período da temporada passada, entre o fim de novembro e o pós-Réveillon, o movimento teve um aumento de 15% ou mais para 57% dos estabelecimentos.

O resultado reflete um otimismo do setor, já que 64% dos empresários esperam que até o fim do Carnaval os números devam melhorar ainda mais.

No entanto, embora o cenário seja positivo, a dificuldade de contratação de colaboradores capacitados é uma realidade que assombra os empresários. Segundo o levantamento, 80% dos entrevistados apontaram o problema.

“Encontrar mão de obra qualificada se tornou um grande desafio. Por isso, estamos investindo cada vez mais em capacitação para parte da cadeia produtiva gastronomica de Santa Catarina”, explica Juliana Mota, presidente da entidade no estado.

Outros ponto apontado pelos respondentes e que impacta negativamente no setor foi a falta de infraestrutura (principalmente no que se refere à mobilidade e ao saneamento), e o aumento dos valores dos insumos (detectado por 45% dos consultados).

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail