O empreendedorismo feminino cresceu 41% durante a pandemia, de acordo com dados do LinkedIn. Ainda existem muitas mulheres que estão iniciando a trajetória do próprio negócio e procuram ferramentas para se aprofundar e conhecer mais sobre a arte de empreender.
Bruna Havresko, CEO e fundadora da Modab, também começou aos poucos. Ela trabalhava com fotografia e decidiu empreender, alcançando seu sonho de ter uma loja de sucesso.
Nesse sentido, ela indica 4 livros para quem deseja ser empreendedora com uma trajetória de sucesso. Confira abaixo:
1- Princípios, de Ray Dalio (2018)
Conhecido como o “Steve Jobs dos investimentos” e fundador da Bridgewater Associates, Ray Dalio aponta técnicas para auxiliar qualquer pessoa ou empresa a alcançar seus objetivos. Dalio fala sobre as “verdades fundamentais”, que servem como parâmetros para tomar as melhores decisões.
2- A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne (2019)
Com mais de 3,6 milhões de exemplares vendidos, o livro explica que o êxito duradouro de uma empresa não decorre mais da disputa entre concorrentes. Ele apresenta uma nova estratégia: a criação de “oceanos azuis”, novos e intocados espaços de mercado, prontos para o livre crescimento sem competição.
3- Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, de Carol Dweck (2006)
Professora de psicologia na Universidade de Stanford, Dweck alega que a maneira como lidamos com os nossos objetivos determina como o sucesso vai ser alcançado. Para ela, o mindset adequado é crucial para os bons resultados e um fator decisivo para explorar todo o potencial empreendedor.
4 – Empresas feitas para vencer, de Jim Collins (2018)
Em seu livro, Jim Collins responde a uma importante pergunta: “Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?”. O autor mostra como as companhias triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável de longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização.