Escutamos muito sobre as tais “tendências” e achamos que é algo da moda. Pode até ser que uma plataforma ou aplicativo, realmente, sejam momentos passageiros, mas as tendências reais são o rumo que o mercado está tomando, e essas não voltam atrás.
É preciso observar o que está acontecendo, mas não ser apenas um espectador, a menos que você queira ficar para trás.
Claro, não precisa entrar em todas que surgem. Mas é necessário avaliar e traçar estratégias com aquelas que fazem sentido para o seu negócio e para os seus clientes.
Afinal, tendências podem nos dizer muito sobre o mercado, mas é o comportamento do público-alvo que indica os erros e acertos pontuais do seu negócio.
Em se tratando de tendências tecnológicas para 2023, teremos 8 grandes frentes:
Metaverso
Experiência em realidade aumentada, gêmeos digitais e todas as facilidades que a plataforma da Meta oferece para a experiência do consumidor. Essas ferramentas estão sendo utilizadas por empresas de todo o mundo para aumentar as vendas.
5G
Após o leilão das frequências disputado pelas operadoras em 2022, neste ano, virão facilidades em equipamentos, com velocidade e interconectividade muito maiores do que os utilizados atualmente. As empresas devem investir em inovações próprias ou terceirizadas para oferecer o melhor para seus clientes.
Token
As transações financeiras deverão ser cada vez mais seguras e, por isso, protegidas por chaves criptográficas. Essa tecnologia ajudará na redução de custos e na segurança das relações B2B e B2C.
ESG na tecnologia
A agenda ambiental, social e de governança (da sigla ESG) encontrou na tecnologia um poderoso aliado. Com a inovação, consegue-se diminuir o consumo de energia, diminuir a pegada de carbono, melhorar o ambiente de trabalho para os colaboradores e um maior controle na gestão. Ou seja, o investimento em tecnologia é fundamental para estar conectado com os propósitos ESG.
Inteligência de dados
Essa exigência já existe e precisará ser cada vez mais aperfeiçoada. Coletar informações sobre o negócio, o setor, os consumidores e entender o que desejam ajuda na estratégia de vendas.
Plataforma em nuvem
O sistema em nuvem garante segurança no depósito dos dados, além de não ter limitação de espaço como os sistemas físicos. Pessoas autorizadas podem compartilhar informações, bastando acesso à internet.
Social Business
A relação com os consumidores é cada vez mais valorizada para a fidelização. E o Social Business atua com comunidades de funcionários, fornecedores, parceiros, entregando soluções personalizadas.
RPA
O uso de robôs, ou seja, softwares comandados por códigos de computador, diminuem processos, aumentam a eficiência e contribuem com os fluxos em todos os setores das empresas. O Robot Process Automation (RPA) é a automação que transforma informações e processos em padrões. Assim, algoritmos são capazes não apenas de executar ações programadas, mas de aprender novas funções. A ferramenta entende os comandos que seriam executados por uma pessoa real.
Ao mesmo tempo que tudo isso parece confuso, também é tentador. Como disse acima, quem não quer estar por dentro de tudo, não é? Ninguém quer ficar em desvantagem.
Para ser assertivo nos investimentos, entender o que faz sentido para a sua empresa e o que pode, realmente, trazer resultados reais e palpáveis, o indicado é buscar orientação profissional.
Desde 2006, o Estúdio Lune trabalha com soluções digitais interativas. Através de um briefing, podemos estudar caso a caso e trazer as soluções tecnológicas mais indicadas para cada modelo de negócio.
Que tal começar 2023 mais forte do que nunca no mercado?