A Olho Embutidos e Defumados, de Pomerode, que inaugurou há dois meses a sua nova unidade fabril, já contabiliza resultados positivos com a implantação de sistema solar na empresa.
Nesse meio tempo, já foram geradas cerca de 30,11 MWH de energia que, no momento, representaram 50% do consumo de energia no mesmo período. Esse resultado equivale a 352,33 árvores que deixaram de ser derrubadas e uma redução de de 2.740,67 Kg de CO2.
De acordo com os sócios e diretores, Luiz Antonio Bergamo e Rolf Konell Jr., como a unidade fabril tem mais do que o dobro da fábrica antiga, ainda não há uma média do que quanto deve ser consumido de energia elétrica mensalmente. Mas o resultado obtido já anima os diretores:
“É muito bom saber que estamos contribuindo para a preservação da natureza e ainda economizando, visto que parte do que geramos com a energia solar nos abastece e reduz o valor na conta de energia”.
Os empresários comemoram esse resultado junto com o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho.
Atualmente, a empresa já faz a captação da água da chuva, para usar na limpeza externa e tem um eficiente sistema de tratamento de efluentes.
Os sócios avisam que outras ações serão tomadas com o intuito de tornar a empresa cada vez mais ecologicamente correta.
O diretor da SolarPro, Luis Henrique Schuster, explica que ainda serão estudados os percentuais energéticos e de economia para uma possível ampliação do projeto. Atualmente, o sistema instalado cobre cerca de 50% do consumo da Olho.
“Esse procedimento de análise é facilitado pelo equipamento instalado, que se trata da melhor tecnologia do mundo em inversores, produzidos em Israel, e permitem facilmente ampliar o projeto a qualquer momento”, conclui.