A indústria 5.0 dá um passo importante na moda com a primeira máquina de corte do mundo que obedece a comandos de voz.
A inovação foi desenvolvida pela multinacional catarinense Audaces e apresentada a clientes e distribuidores dos cinco continentes durante a ITMA 2023, maior feira internacional da indústria têxtil e de confecção, em Milão, na Itália.
A novidade integra a multissolução Audaces360, que proporciona uma completa fusão entre o digital e o físico, por meio de uma plataforma única no mercado. A tecnologia alia alta qualidade, maior produtividade e sustentabilidade, ao diminuir a quantidade de tecido e papel utilizados nas confecções.
Outro destaque da empresa é o uso da realidade aumentada, com o Audaces Fashion Studio, que proporciona ao cliente, por meio de óculos especiais, conhecer as peças-piloto antes de saírem da criação no digital. Assim, só vão à produção aquelas efetivamente aprovadas.
“Na indústria 4.0, as máquinas conversam entre si. Mas na criação 5.0, envolvemos o ser humano, com esta inovadora tecnologia que desenvolvemos para a identificação de comandos vocais, que fazem o acionamento das máquinas de corte. Já com a realidade aumentada, envolvemos o consumidor no processo criativo, em uma experiência diferente para visualizar o produto, seja para comprar ou para aprovar um design”, conta o CEO da Audaces na Europa, Magner Steffens.
Com duas unidades em Santa Catarina (Florianópolis e Palhoça) e uma em Rovereto (Itália), a empresa está há 31 anos no mercado com seus produtos presentes em mais de 70 países e um portfólio de 15 mil clientes.