A Involves lançou uma solução que usa inteligência artificial para automatizar a roteirização das equipes de trade marketing.
Indústrias que já testaram o recurso reduziram em aproximadamente 20% a distância percorrida e 17% o tempo de deslocamento dos promotores de venda, resultando em uma economia anual de R$ 1 mil por promotor.
O roteirizador inteligente também permite quantificar a operação por meio de dados e valores mensuráveis, tornando as equipes mais estratégicas.
De acordo com Pedro Galoppini, CPO da Involves, o roteirizador inteligente, que já foi testado por empresas como Kellogg’s, Unicharm, Fini e O Boticário, proporciona mais produtividade no processo de planejamento das visitas e garante uma visão totalmente focada nas necessidades do trade marketing:
“Geralmente, uma empresa de médio ou grande porte geralmente leva até 1 mês para conseguir elaborar os roteiros para o seu time. O roteirizador permite fazer o planejamento de todas as regionais no mesmo dia”.
É possível selecionar os colaboradores, os pontos de venda desejados e o ponto de partida do promotor, a jornada de trabalho da equipe e o nível de atendimento das lojas: dias de funcionamento, número de visitas por semana e duração.
“A partir disso, a inteligência artificial realiza as combinações dos cenários necessários para calcular rotas com menor deslocamento enquanto respeita a estratégia de visitas da operação”, explica.
Com rotas melhor definidas e certeiras, além de mais produtividade, a empresa pode contribuir para a redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) no meio ambiente.
“Ter responsabilidade com essa questão é um fator tão relevante que, em alguns cenários, impacta inclusive o preço das ações da companhia. Empresas que buscam desenvolvimento sustentável, ou que contribuem para isso, atraem olhares de investidores que, cada vez mais, buscam por companhias com práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa). Além disso, a empresa mostra comprometimento com seus consumidores, colaboradores e com o planeta”, destaca.
Além de otimizar a operação, com roteiros mais eficientes, a ferramenta também permite quantificar a operação de trade, trazendo dados e valores, tornando as equipes mais estratégicas.
“O roteirizador inteligente dá certeza sobre o que, de fato, foi executado em comparação com o planejado, gera mais conhecimento sobre a operação e insumos para tomar decisões. É possível obter informações como: taxa de ocupação do promotor no dia a dia, quanto tempo ele passa se deslocando, quanto tempo fica em loja e a quantidade de visitas que faz no dia”, conclui.