Há 9 anos, inaugurava em Araquari a maior fábrica de carros premium da América do Sul. Esse é apenas um, entre tantos motivos para o BMW Group Brasil comemorar.
Mais de 90 mil veículos foram produzidos ali desde o início. No Brasil, mantém a liderança há quatro anos, desde 2018.
O Série 3 e o X1, modelos fabricados em Santa Catarina, são líderes de vendas em seus segmentos no país. A fábrica ainda produz o X3 e o X4.
Otávio Rodacoswiski, diretor geral da fábrica, destaca que o BMW Group mantém o compromisso de produzir carros premium de alta qualidade, enquanto minimiza continuamente os impactos ambientais, desde o início:
“Celebramos os nossos avanços em prol da conservação do meio ambiente, com mais planejamento e trabalho para o futuro sustentável que desejamos construir. Estamos comprometidos com metas de sustentabilidade estabelecidas globalmente, como de eficiência energética e redução das emissões de CO2 nos próximos anos”.
As emissões de CO2 do consumo de energia elétrica na fábrica são compensadas com geração de energia eólica. Também, possui 1.902 placas fotovoltaicas instaladas no teto do prédio da montagem, que geram mais de 1 milhão kWh/ano. Além de contar com reutilização de efluentes, reuso de água e redução de consumo de solventes em áreas da operação.
Esse ano foi marcado pelo início da fabricação do novo X1, apenas 6 meses após o lançamento na Europa. O carro está entre os mais modernos e tecnológicos fabricados no Brasil. O usuário pode escolher entre usar comandos de voz, toque ou pelo iDrive, já que o modelo vem equipado com o sistema operacional 8 e uma tela curvada com Transistor de Película Fina (TFT) de alta resolução. A produção faz parte do aporte de R$ 500 milhões anunciado em novembro de 2021.
Uma outra novidade do período atendeu aos pedidos dos aficionados por automóveis. O programa de visitas Por Dentro do BMW Group Brasil foi lançado em outubro do ano passado, desde então, adultos e crianças com mais de 10 anos entram na fábrica todos os dias, exceto finais de semana e feriados, para ver os carros sendo montados de perto. Ainda vão de carona no teste prático na pista interna realizado com piloto especializado na direção. O programa de visitas é gerenciado pela Serra Verde Express, que oferece o serviço em dois horários, às 9h e às 13h.
Quem trafega pela BR-101 não deixa de notar as instalações do BMW Group, que ocupa uma área de 1,5 milhão m², com 112.893 m² de edificações, são cercadas por áreas de preservação. A infraestrutura local abriga processos de carroceria, soldagem, pintura, montagem, qualidade e logística, bem como laboratórios, estações de tratamento de água e efluentes, prédios administrativos e auxiliares. Também, é sede conjunta com o escritório em São Paulo, do único Centro de Engenharia Global do grupo na América do Sul.