Cruz e Sousa, Salim Miguel, Eglê Malheiros, Ieda Magri, Marcelo Labes e outros nomes que fazem parte da produção literária de Santa Catarina estão na série narrativa documental do Posfácio Podcast sobre literatura catarinense.
O projeto é uma produção do Posfácio Hub de Jornalismo em Áudio, e os episódios vão ao ar nas plataformas no dia 20 de outubro.
Para marcar o lançamento oficial, um encontro será realizado na Livraria Livros & Livros, que fica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, no dia 17, às 19h.
Já no dia 21 de outubro, as idealizadoras do projeto, jornalistas Carol Passos e Stefani Ceolla, participarão de um bate-papo sobre a série na Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul.
A série de reportagens discute o que é literatura catarinense e quais são os principais nomes do passado e do presente. Foram entrevistadas autoras e autores, assim como especialistas e leitores. O clássico divide espaço com a literatura marginal, nomes consagrados dialogam com quem está começando.
“A partir de conversas com pessoas fundamentais para o cenário literário local e da leitura de autores e autoras catarinenses, identificamos as histórias que precisavam ser contadas nessa temporada. Mas entendemos, também, que a literatura produzida aqui é muito rica e inclui muita gente, e que o assunto não se esgota nessa série”, explica Stefani.
O projeto foi selecionado pelo programa Acelerando Negócios Digitais, iniciativa do International Center for Journalists (ICFJ) em parceria com a Meta e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A série conta ainda com apoio das empresas catarinenses Trasso Design e Livros & Livros.