Quem trabalha com inovação e empreendedorismo precisa estar conectado com as oportunidades para superar os inúmeros desafios na área. Pensando nisso, a Sapienza promove em 14 de agosto a segunda edição do Happy Hour Universidades no Hard Rock Café do Villa Romana Shopping, durante o Startup Summit, em Florianópolis.
Cerca de 10 mil participantes presentes fisicamente e outros 30 mil online são esperados na sétima edição do Startup Summit, entre 14 e 16 de agosto no Centro Sul, uma oportunidade para empreendedores interessados nas tendências de mercado para startups, na troca de experiências com diferentes atores do ecossistema e no acesso ao conhecimento de palestrantes renomados em diferentes áreas.
Como novidade neste ano, o Gerente de Inovação do Sebrae, Alexandre Souza, anunciou o Prêmio Sebrae Startups com o objetivo de credenciar mil empresas para ingresso no evento, selecionar quase 900 expositores, além de oferecer uma premiação total de R$ 950 mil para os classificados.
Já o Happy Hour Universidades é voltado para gestores, professores e colaboradores de instituições de ensino superior envolvidos com inovação e empreendedorismo, além de gestores, colaboradores e mantenedores de centros de inovação e incubadoras, especialmente os que estarão no evento.
Na primeira edição do evento promovido pela Sapienza, representantes de instituições de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Uruguai estiveram presentes.
Artur Gibbon, Diretor do Parque Científico e Tecnológico (OCEANTEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e de Ambientes de Inovação da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) salienta que eventos assim ajudam a criar redes de cooperação.
“Nessa área, a gente não pode atuar separado, cada um fazendo o seu. Criar uma rede de colegas que trabalham com empreendedorismo é muito importante. Olhar o que os outros estão fazendo, olhar para as dificuldades que muitas vezes são comuns, mesmo que a gente esteja em regiões diferentes, isso é muito bacana”.
Uma das 100 pessoas que estiveram no primeiro encontro, ele reconhece que o empreendedorismo tem crescido no ensino das universidades. Contudo, é necessário avançar mais, segundo ele, porque esse é um componente importante na formação de qualquer estudante, de qualquer profissional.
“É ideal que todos tenham características empreendedoras na sua formação e no seu fazer profissional. Isso inclui proatividade, liderança, a busca por soluções de problemas com metodologia e resiliência”, completa.
O Happy Hour Startup Summit Universidades 2024 é uma oportunidade para discutir temas como este. Mas é também um momento de confraternização, onde as conexões, muitas vezes mediadas por tecnologias, possam gerar vínculos entre as pessoas. A banda 3AFIO vai fazer os links afetivos com boa música.
As vagas são limitadas e passam por uma seleção de convidados, é preciso solicitar seu ingresso com antecedência aqui.