Hoje eu quero falar mais a fundo sobre posicionamento de marca. Para você, que é líder de uma marca, vale a pena fazer algumas perguntas relevantes:
Como a marca da sua empresa está posicionada no mercado? E as marcas de produtos e serviços que você oferece, como estão sendo percebidos pelos públicos?
A sua marca é líder ou seguidora? Ela dita tendências, ou espera que elas sejam consolidadas pelos concorrentes?
E em relação a preço? Você precisa dar descontos para fechar negócios? Ou preço é o último assunto da conversa?
E o seu time comercial? Como está atuando em relação a metas? E a curva de crescimento da empresa, é positiva, estável ou negativa?
Uma marca bem posicionada, com uma estratégia bem definida, consegue navegar melhor esses desafios, estabelecer conexões mais profundas e construir relacionamentos mais fortes com os clientes e consumidores.
A marca bem posicionada conquista espaço no coração e nas mentes. Quando a sua marca é citada, qual é a palavra que as pessoas citam? Que memórias ela evoca? que ação ela provoca?
A marca bem posicionada é comprada pelas pessoas, e não precisa de muito esforço para ser vendida.
Branding, a gestão estratégica da marca, cuida de definir os conceitos, os princípios e as estratégias que garantem o sucesso da marca no curto, médio e longo prazo.
E vale destacar que, apesar do design ser muito importante para uma marca, nem sempre é a marca com o logo mais bonito que é a melhor posicionada, que tem clientes mais fiéis e que domina o mercado. Todos os elementos que compõem a marca tem que estar bem definidos, alinhados e equilibrados. E precisam ser adequados aos públicos, ou personas, com quem a marca quer se conectar.
A marca precisa entender o que ela é e o que não é. O que ela faz e o que não faz. Com quem ela quer se conectar, como e porquê entrega valor para os clientes. Cada marca precisa passar por essas etapas profundas de definição para construir o seu posicionamento de forma sólida, consistente e aderente aos desejos e necessidades das pessoas.
A marca líder, hoje e no futuro, entende tudo que está mudando no mercado, em termos de tecnologias, comportamentos, demandas e tudo mais, para poder oferecer algo que, ao mesmo tempo, é diferente e faz todo o sentido para o cliente.
A abordagem de Branding ajuda a criar sentidos, conexões humanas, alinhamento de valores e relacionamentos. Se você quer preparar a sua marca para ser líder, desde hoje, dê foco e atenção ao posicionamento e transforme as suas estratégias.