Search

Fundo Garantidor ACATE atinge marca de 100 empresas apoiadas

Foto: divulgação.

O Fundo Garantidor ACATE (FGA), iniciativa criada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) com o objetivo de facilitar o acesso a crédito por empresas do setor de tecnologia, atingiu a marca de 100 negócios apoiados em 13 cidades.

Desde 2020, o benefício proporcionou o acesso de empreendedores ao montante de mais de R$ 16,1 milhões em financiamentos com cartas de garantia que cobrem até 80% do valor da operação.

As primeiras operações de crédito realizadas por meio da iniciativa se deram ainda em meio à pandemia, quando o fundo apoiou empreendedores a atravessarem instabilidades da economia nacional e momentos de crise.

Uma das linhas de financiamento atrativas é o Pronampe SC, que se destina às micro e pequenas empresas. Nela, os negócios tem o prazo de até 48 meses para pagar, sendo 40% dos juros são subsidiados pelo Governo do Estado em benefício aos empreendedores que realizarem os pagamentos em dia, com isso a taxa de juros fixada em 1,66% ao mês é reduzida para 0,99% ao mês.

O fundo ainda possui disponível quase R$ 20 milhões para apoiar negócios com poucas ou sem garantias reais para acessar o sistema financeiro.

Os recursos disponibilizados são frutos de investimentos de 20 empresas associadas à entidade que se uniram para constituir a iniciativa: Audaces, Automatisa, Blendus, Brasilrad, Cebra, Cianet, DOT Digital Group, Jexperts, JXS, Neoway, Grupo Nexxera, Paradigma, Pixeon, Poligraph, Softplan, Specto, Teltec Solutions, Visto Sistemas, Wavetech e Way2. Outros parceiros que apoiaram com recursos foram SGC Garante Norte, Sebrae e o Fundo de Aval do Estado (FAE-SC) via Badesc.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também