Search

As vantagens de eliminar a figura do fiador na relação entre inquilino e locador

Crédito foto: Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Nos últimos anos, a figura do fiador tem perdido força na relação entre inquilinos e locadores. Esse modelo tradicional de garantia, embora ainda seja amplamente utilizado, tem se mostrado cada vez mais burocrático e excludente, incentivando o mercado imobiliário a buscar alternativas mais modernas e inclusivas.

Soluções como as oferecidas pela Fiantec, uma startup especializada em facilitar o processo de locação sem a necessidade de fiadores, estão ganhando destaque nesse cenário.

A partir deste cenário, listamos algumas vantagens de eliminar essa figura tradicional do fiador da relação entre inquilinos e locadores.

Confira.

1. Redução da burocracia

O processo de locação de imóveis costuma ser cercado de formalidades. A exigência de um fiador que cumpra todos os requisitos, como possuir imóvel e ter uma renda suficiente, pode atrasar a assinatura de contratos.

Empresas como a Fiantec trazem inovação ao mercado ao eliminar esse entrave, oferecendo opções digitais que agilizam a formalização do aluguel, tornando o processo mais simples e rápido.

2. Acessibilidade ampliada para inquilinos

Encontrar um fiador que atenda a todas as exigências pode ser um desafio, especialmente para pessoas de outras cidades ou que não possuem uma rede de contatos disposta a assumir essa responsabilidade.

Ao abolir a figura do fiador, o mercado se torna mais acessível, permitindo que um número maior de pessoas consiga alugar um imóvel com maior facilidade. Soluções de garantia locatícia como as oferecidas pela Fiantec são alternativas e inclusivas para evitar situações constrangedoras na relação entre inquilino e locador.

3. Flexibilidade para o locador

Eliminar o fiador também significa dar mais opções para o locador escolher a melhor forma de garantia. Com empresas como a Fiantec, os locadores podem optar por alternativas diferenciadas e, como dito acima, menos burocráticas.

Isso torna o processo mais flexível e ajustado às necessidades de ambas as partes.

4. Menos constrangimento nas relações pessoais

Pedindo que amigos ou familiares atuem como fiadores, muitos inquilinos acabam envolvendo suas redes de contato em questões financeiras delicadas. A eliminação do fiador protege essas relações de possíveis desentendimentos.

Através de plataformas digitais como a Fiantec, é possível resolver tudo de maneira mais profissional e impessoal, mantendo o foco apenas na negociação entre inquilino e locador.

5. Segurança jurídica simplificada

A cobrança de dívidas envolvendo um fiador pode ser longa e complicada, muitas vezes levando os locadores a enfrentarem processos judiciais morosos.

Com garantias mais modernas, como a oferecida pela Fiantec, esse processo se torna mais ágil e seguro, proporcionando mais tranquilidade para o locador.

A Fiantec, por exemplo, permite que as garantias sejam contratadas digitalmente, agilizando o recebimento dos valores em caso de inadimplência.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Leia também