Joinville, a cidade mais populosa de Santa Catarina, se consolida como um dos principais destinos de eventos do Sul do país.
O cenário positivo do setor se reflete nos resultados da Expoville, o maior centro de eventos e exposições da região Sul. Em 2024, o equipamento recebeu mais de 150 eventos e mais de 600 mil pessoas circularam pelos pavilhões, sendo 30% desse público vindos de outras regiões do Brasil e do exterior.
No primeiro semestre deste ano, o crescimento se manteve em relação ao mesmo período do ano anterior, com aumento de 4% no número de eventos e com 7% mais visitantes.
“A Expoville é um equipamento diferenciado que contribui efetivamente no trabalho de captação de eventos para Joinville. Além da localização estratégica, às margens da BR-101, entre Florianópolis e Curitiba, contamos com uma estrutura completa e versátil; equipe de profissionais qualificados; tecnologias de ponta e serviços de apoio que atendem, com excelência, a eventos de todos os segmentos, portes e formatos”, destaca Luciano Coradi, diretor da Expoville.
A pluralidade da Expoville é facilmente demonstrada por meio da sua diversificada agenda. Um dos importantes eventos que movimentaram o pavilhão de exposições, em 2025, foi a 15ª Intermach – Feira e Congresso de Tecnologia para a Indústria Metalmecânica, que recebeu público recorde, com 25.300 mil visitantes, vindos de 430 cidades e 18 estados brasileiros, além de estrangeiros da Alemanha, China, Colômbia, México, Paraguai e Taiwan.
No cenário de negócios, a Expoville ganhou projeção nacional com a 23ª ExpoGestão, considerada um dos maiores encontros empresariais do Brasil. Neste ano, 8.200 profissionais passaram pelo evento participando e visitando os 35 estandes do ambiente de negócios, as palestras e rodadas de negócios.
Também neste ano, a Expoville marcou o retorno dos eventos da área médica para Joinville, ao sediar o Congresso Sul-Brasileiro de Doenças Digestivas 2025. Mirando um outro perfil de público, o universo geek também encontrou no equipamento o palco ideal para a SuperXP, maior convenção da cultura pop de Santa Catarina.
“No segundo semestre, nosso ritmo intenso se mantém com outros grandes eventos que irão movimentar a Expoville e a cidade. Entre eles, estão a feira Expoindustrial Sul 2025, em setembro; a Metalurgia – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços, no mês de outubro; e a Festa das Flores de Joinville, em novembro”, comemora.
Turismo impacta economia da cidade
Com logística privilegiada, próxima a portos e aeroportos, e fácil acesso por rodovias, Joinville é uma cidade com intensa vocação para os negócios, sendo polo industrial, tecnológico e de inovação.
Agregada à economia pujante, a cultura efervescente e as belezas naturais que vão da serra ao mar, completam o cenário ideal para que Joinville seja cada vez mais cotada para sediar eventos dos mais diferentes segmentos e portes.
Junto com o turismo de lazer, o segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) vem impactando positivamente toda a cadeia turística de Joinville.
Em 2024, a arrecadação de ICMS turístico arrecadado por Joinville, gerou R$ 42,1 milhões aos cofres do estado. O valor representa cerca de 19% a mais do que o arrecadado no ano anterior.
Já o ISS turístico rendeu ao município arrecadação de R$ 8,4 milhões, aproximadamente 27% maior do que a registrada pela Secretaria da Fazendo de Joinville, em 2023.
No aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, o número de desembarques em Joinville foi de 257 mil, enquanto, em 2023, foram 218 mil. Além disso, a taxa média de ocupação hoteleira foi de 64,27%, contra 61,83%, em 2023.
Para Luciano Coradi, esse crescimento é resultado do desenvolvimento econômico e social de Joinville, mas, também, fruto permanente da parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada, que trabalham juntos para promover e fomentar o setor de turismo e eventos da cidade:
“Nesse contexto, a Expoville reconhece a sua importância como principal equipamento de convenções e exposições. Com o respaldo de uma cidade forte, reconhecida pela potência da sua economia, pela riqueza da sua cultura, por suas belezas que vão da serra ao mar, e pela hospitalidade do seu povo, cumprimos o nosso propósito de receber bem, superando as expectativas dos organizadores de eventos e surpreendendo os participantes”.