Pesquisar

Go-to-Market (GTM) que estratégia é essa?

Foto: Gladson Xavier/Pexels

O mercado atual tem evoluído cada vez mais rapidamente e, consequentemente, as necessidades dos(as) consumidor(es)(as)/cliente(s) estão em constante mudança.Para as organizações, posicionar o seu produto/serviço nesse mercado tão mutável é um desafio significativo.

O significado de Go-to-Market (GTM) é, literalmente, “ir ao mercado”. Ou seja, estamos falando de todo o processo de planejamento e execução de uma estratégia de produto/serviço que considera um novo produto/serviço ou um já existente, que descreve como a organização levará o seu produto/serviço ao mercado para obter uma vantagem competitiva diante do seu concorrente. Posicionar um produto/serviço no mercado é um processo de extrema importância que requer a adoção de boas estratégias.

A estratégia faz parte de algo mais amplo. Enquanto a estratégia de marketing orienta a divulgação da marca como um todo, a estratégia Go-to-Market (GTM) foca no lançamento/relançamento de um produto/serviço específico. Ela deve deixar clara quem são seus consumidores e clientes ideais, qual será o posicionamento do produto/serviço no mercado, como ele será divulgado e qual estratégia será aplicada nas vendas.

A estratégia foi pensada para reduzir o risco do lançamento/relançamento de um produto/serviço. Por isso, uma estratégia de GTM deve incluir perfis de consumidor(es)(as)/cliente(s) ideal, um plano de marketing e uma estratégia sólida de Vendas e Distribuição.

A estratégia pode contar com cinco pontos principais:

– Consumidores(as)/cliente(s) ideal(ais);

– Canais de distribuição;

– Mensagens sobre o produto/serviço e táticas de marketing;

– Custo estimado de aquisição de consumidores(as)/cliente(s) (CAC);

– Definição de preços e ofertas.

Em resumo toda estratégia deve nos responder:

– Quem é o público que queremos alcançar?

– Qual problema (dor) este público enfrenta e como nossa solução resolve essa (dor)?

– Por que os(as) consumidor(es)(as)/cliente(s) devem escolher a nossa marca, a nossa solução e não outra?

– Por quais canais e mensagens essa proposta será comunicada?

Focada em estratégias de entrada no mercado, considerando não apenas como atrair consumidores e clientes, mas também como alinhar times internos e garantir que todas as etapas do lançamento/relançamento estejam integradas e sejam estratégicas.

As principais aplicações para uma estratégia de GTM são: lançamento/relançamento de um de um produto/serviço, expansão de mercado, reposicionamento, resposta competitiva, entre outros.

Entre alguns benefícios da estratégia de GTM, estão: redução de riscos, melhor posicionamento, escalabilidade, entre outros. O planejamento dessa estratégia é fundamental para que o produto/serviço seja posicionado corretamente no mercado, ou seja, para que o público ao qual ele se destina reconheça sua utilidade e benefícios com muita facilidade. 

No mercado atual, o sucesso contínuo geralmente é fruto de um planejamento bem-feito. É por isso que, se você estiver lançando ou relançando um produto/serviço você pode se utilizar de uma estratégia bem alicerçada a fim de que a sua organização consiga alcançar seus objetivos e metas com sucesso.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também