Santa Catarina encerrou o mês de julho com saldo de 10.044 novas vagas de emprego.
Além disso, representa o maior saldo entre os estados do Sul e o terceiro na comparação com o restante do país, atrás apenas de São Paulo (22.967) e Minas Gerais (15.843).
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged),divulgados nesta sexta-feira, dia 21, pelo Ministério da Economia.
“O catarinense é empreendedor e trabalhador. Essas características ficam ainda mais evidentes quando precisamos atravessar um período desafiador, como este de pandemia. Nossa economia dá sinais positivos e tenho certeza de que vamos sair ainda mais fortes”, avalia o governador Carlos Moisés.
Ainda nesta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) havia confirmado que Santa Catarina se mantém como o estado com a menor taxa de desocupação do país.
SETORES
A indústria foi o segmento que mais criou novas vagas em julho. De acordo com os dados, o setor foi responsável pela abertura de 7.672 posições de trabalho com carteira assinada no período.
O número reflete o resultado da produção industrial medida também pelo IBGE, que indicou alta de 9,1% em junho frente a maio em Santa Catarina.
Em seguida, o comércio (1.443) e a construção civil (1.199) foram os setores que mais colaboraram para o desempenho do estado.