O home office há anos é apontado como uma das principais tendências para o futuro do trabalho.
Desde a semana passada, passou a ser uma realidade de diversas empresas devido ao coronavírus.
Em tempos da pandemia, as companhias estão preocupadas com a segurança e saúde de seus funcionários e têm optado pelo trabalho remoto.
Um número que só deve crescer com o avanço do vírus nas próximas semanas no Brasil.
Para prover uma experiência que se aproxime ao máximo da encontrada no escritório físico, a equipe de Engenharia e Produto da Resultados Digitais, de Florianópolis, desenvolveu uma ferramenta open source chamada #matrix.
É um escritório online que permite que as pessoas visualizem os seus colegas de trabalho e interajam por meio de salas virtuais.
A ideia veio da dificuldade enfrentada pela própria equipe de tecnologia da RD, que hoje possui mais de 180 pessoas, das quais 50% trabalham de forma remota, espalhadas por várias cidades do Brasil.
“Estávamos sempre tentando adaptar as ferramentas para quem estava remoto, mas nunca era uma experiência ideal, então decidimos mudar a nossa forma de pensar e nos tornamos remote first”, conta Juliemar Berri, Gerente de Desenvolvimento da empresa.
Segundo ele, a inspiração veio do mundo dos games, especialmente dos modos multi jogador dos games online:
“Isso significa que qualquer conversa, reunião ou dinâmica seria modelada como se todos estivessem remotos e assim pudemos olhar para os problemas de comunicação com mais profundidade”.
COMO FUNCIONA
A #matrix é um escritório virtual, que traz a experiência do escritório físico, com várias salas e espaços de trabalho.
As pessoas podem entrar e sair, mostrar onde estão presentes, comunicar-se e fazer videoconferências.
A ferramenta funciona em três pilares fundamentais:
Presença
É possível ver todas as pessoas online no momento e suas interações (com quem estão falando, se estão em reunião ou se estão disponíveis).
Disponibilidade
Conversar com alguém torna-se tão fácil quanto ir à mesa da pessoa e trocar duas palavras.
Para citar um exemplo: a função chamada “get” (acionada com o botão direito do mouse) avisa rapidamente que você quer falar com o seu colega de trabalho e o convida para entrar numa sala de reuniões virtual.
Visibilidade
É possível ver quais as conversas que estão acontecendo no escritório naquele momento.
O usuário pode optar por participar dessas conversas (como se estivesse batendo à porta de uma sala em que uma reunião está ocorrendo), ou ainda esperar a reunião terminar para interagir com os participantes quando eles estiverem disponíveis.
Todo o projeto está publicado no GitHub e pode ser executado seguindo os passos no arquivo README.md