Siga nas redes sociais

Search

Crises paralelas que potencializam os problemas

Por Roberto Vilela, consultor empresarial

O isolamento social que estamos enfrentando, associado ao volume de ferramentas tecnológicas para conectar pessoas, ideias e informações, vem proporcionando o surgimento de novos fenômenos.

E não são apenas as redes sociais mais utilizadas, com certeza você deve ter assistido diversas lives nelas, mas também soluções corporativas estão se disseminando.

Surgiram, inclusive, versões gratuitas disponibilizadas estrategicamente por diversas companhias para gerar tráfego, hábitos e também minimizar os impactos nos negócios.

Entretanto, com este arsenal de recursos, uma boa dose de atitude e vontade de protagonismo, estão emergindo inúmeros disseminadores de informações, orientações e verdades absolutas.

Aliás, nossas redes sociais e e-mails estão sendo diariamente bombardeados com conteúdos, gráficos, pesquisas, vídeos e convites para webinar e lives.

Em pouco mais de um mês, uma verdadeira mudança de hábitos parece ter invadido o universo virtual.

Quem dificilmente aparecia ou valorizava estas oportunidades de conexão, agora é presença constante e passou a ter uma intensa vida digital.

Estou surpreso com empresários, empreendedores e profissionais que outrora se demonstravam inacessíveis, distantes e até mesmo resistentes ao contato com o público e mercado, mas neste momento, resolveram vir para o front.

Não tenho dúvidas de que este movimento é mais positivo do que negativo e que mostrar a cara para o mercado e expor as suas ideias é muito importante e marcante para colaboradores, clientes e sociedade.

Mas é impossível não perceber um sinal de alerta nesse “novo normal”. É preocupante e desafiador lidar com o excesso de informações sem base, sem fonte e que de maneira irresponsável circulam diariamente. Muitas destas informações potencializam o medo, geram desespero e angústia para as pessoas.

Discursos inflamados potencializam a crise e criam ainda mais instabilidade em equipes de profissionais já assustadas o suficiente com a situação que vivem diariamente.

Nesse momento de incertezas, de uma nova realidade e de apreensão, rever alguns hábitos é primordial. É preciso pensar, e bem, antes de compartilhar algum conteúdo e, acima de tudo, certificar-se da fonte que gerou a informação.

Não vale disseminar ainda mais o medo, a incerteza e a angústia. Tenho a convicção de que não ter informações assusta, mas quando ela é excessiva e ainda sem muita base, certamente atrapalha ainda mais.

Precisamos ser prudentes, entender se realmente é estrategicamente interessante e importante compartilhar um vídeo, live, webinar, publicamente.

Em muitos casos, direcionar a informação para um público-alvo específico (seus colaboradores, seus clientes, seu time de vendas) é muito mais eficiente.

Antes de abraçar esse universo virtual de possibilidades, vale a reflexão: será que realmente o que estou querendo falar interessa a este público?

Caso entenda que deva comunicar, disponibilizar e compartilhar algum conteúdo, faça isto de maneira ordenada:

  • Tenha um planejamento cuidadoso
  • Elabore uma estratégia para que a sua mensagem tenha relevância, consistência e faça a diferença no meio de tantos conteúdos disponíveis
  • Procure ser prático e objetivo
  • Ajuste a linguagem com o público-alvo
  • Evite excessos e, principalmente, vaidade e o deslumbramento com a oportunidade de falar em público
  • Seja autêntico e fiel aos seus princípios éticos e profissionais

Jamais esqueça que a crise e a pandemia passam, mas uma imagem arranhada nos momentos de empolgação e falta de discernimento, pode demorar para recuperar, ou jamais voltar a ser o que era antes.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail