Depois de um primeiro trimestre positivo, os efeitos da pandemia do coronavírus começaram a aparecer na economia de Santa Catarina.
Em abril, a queda de arrecadação de ICMS já havia reduzido na ordem de 20% e, em maio, os números são 23% inferiores do que no ano passado.
Com a redução da movimentação econômica, mais de 40% dos municípios catarinenses já apresentam queda na arrecadação no ano.
Em Lages, um dos municípios mais afetados, a perda de arrecadação na cidade pela pandemia chegou a R$ 82 milhões.
Por outro lado, algumas cidades catarinenses resistem aos efeitos negativos e conseguem apresentar números positivos durante o ano de 2020.
Este é o caso de Itapoá, município localizado no litoral norte catarinense, que conta com pouco mais de 20 mil habitantes.
Reconhecido pelo terminal portuário da cidade, a cidade apresentou um aumento de 116% na arrecadação de ICMS de janeiro a maio deste ano.
Apesar de uma desaceleração em maio, o valor do mês ainda foi 27% superior ao encontrado em 2019.
A explicação para este desempenho está relacionado ao comércio internacional.
As importações da cidade tiveram aumento de 300% entre janeiro e abril deste ano e superaram o recorde histórico da cidade encontrado em 2016.
De acordo com o economista da Caravela Soluções, Henrique Reichert, “o porto da cidade favorece a entrada de produtos que são posteriormente destinados a indústrias de outras regiões do estado, mas a logística de transporte gera renda e emprego que movimentam a economia local”.
Com origem asiática, a importação de Itapoá é majoritariamente de eletrodomésticos, mas também está registrada a compra de US$ 2,5 milhões em instrumentos médicos e odontológicos.