Siga nas redes sociais

Search

Urban Jungle: o movimento que deu nova vida ao comércio de plantas

Com a adoção do distanciamento social como principal medida preventiva de diminuição do contágio do coronavírus, a permanência em casa pelo maior tempo possível se tornou a realidade de muitas pessoas.

Para amenizar os níveis de estresse e ansiedade, é normal que sejam incluídos na rotina novos hábitos e atividades relaxantes, uma vez que estes tornam o distanciamento mais leve.

Em uma tradução livre, o termo urban jungle (selva urbana) remete ao óbvio: a natureza é trazida, em partes, para dentro das residências.

O que antes era apenas um local para descanso ao fim do dia e talvez algumas refeições, para a maioria da população se tornou o escritório, a sala de aula e o espaço de treino.

Com a drástica redução de passeios ao ar livre, nada melhor que trazer um pouco da natureza para dentro de casa.

No Brasil e em Santa Catarina, o interesse por plantas suculentas, que exigem menor cuidado, mais que dobrou em relação ao ano passado. As orquídeas também tiveram forte aumento das buscas.

Entre a metade de março e início de abril, o interesse dos brasileiros aumentou em 150%.

Para o Santa Catarina, esse movimento ocorre justamente nas cidades de maior porte como Jaraguá do Sul, Chapecó, Palhoça, Blumenau e Joinville

O interesse das população em plantas já refletiu em aumento para o comércio varejista de plantas e flores e também dos hortifrutigranjeiros.

Os dados de arrecadação do estado apontam aumento em 119% no trimestre de maio a agosto em relação aos três meses anteriores.

O bom desempenho dos últimos meses já foi capaz de reverter a queda das vendas no início da pandemia.

Por conta da quarentena, as atividades estavam acumulando queda de 10% nas vendas até maio deste ano.

Com o movimento e a reabertura do comércio, as vendas do ano já somam alta de 4,3%.

Com esse estímulo, as vendas de hortifrutigranjeiros são reforçadas por uma tendência de crescimento existente desde 2018.

Já o comércio de plantas e flores ganha um novo ânimo após um período de estagnação da atividade.

De acordo com sócia e co-fundadora da Caravela Soluções, Carolina Custodio, há uma série de novos comportamentos dos consumidores após a pandemia:

“O maior tempo em casa mudou razoavelmente as preferências de consumo, estamos acompanhando a renovação de várias atividades ligadas ao lazer e bem-estar social, tal como o movimento Urban Jungle. A expectativa é de que parte considerável destes hábitos obtidos ao longo do ano deve prevalecer na rotina dos catarinenses”.

Compartilhe

A startup que monitora a economia

Leia também

Receba notícias no seu e-mail