Siga nas redes sociais

Search

Startup de pagamento por reconhecimento facial recebe aporte de R$ 3 milhões

Em um momento em que contato físico está restringido e as pessoas mantêm uma distância de pelo menos um metro entre si na hora de fazer compras, a startup Payface, de Florianópolis, entra em cena para tornar o processo de pagamento mais rápido, seguro e sem toque.

Aempresa acaba de finalizar uma rodada de investimentos de R$ 3 milhões, somados os aportes feitos pela empresa de tecnologia BRQ Digital Solutions, o fundo Next A&M da consultoria Alvarez & Marsal, a aceleradora Darwin Startups, além de grupos de investidores apoiados pela Harvard Angels e Nikkey Empreendedores do Brasil (NEB), e individuais como o Conrado Engel, ex-presidente do HSBC no Brasil.

A startup desenvolve tecnologia própria de reconhecimento facial com objetivo de proporcionar uma experiência diferenciada de pagamento.

A ferramenta conecta por biometria facial o rosto de cada usuário com os mais diferentes meios de pagamento utilizados pelos varejistas, de cartões de crédito, private labels (cartões de varejistas), wallets (carteiras virtuais), adquirentes, subadquirentes e gateways de pagamento.

Sem precisar mostrar o cartão no momento da compra, o consumidor passa a fazer suas compras usando apenas o rosto, diminuindo filas e evitando contato físico.

“O nosso foco prioritário são os supermercados e farmácias, serviços essenciais que precisam se adaptar ainda mais às regras sanitárias em voga”, destaca Eládio Isoppo, cofundador e CEO da startup.

PRÓXIMOS PASSOS

Com o capital, a startup planeja expandir a sua operação e iniciar novas contratações.

Aproveitando o contexto atual da pandemia, a empresa está adaptando a tecnologia para permitir que o reconhecimento facial seja feito até com o uso de máscaras de proteção e que todo o procedimento possa ser feito sem o toque no dispositivo localizado no comércio, evitando o contágio com o vírus. 

COMO FUNCIONA

  • Para utilizar o programa, o usuário baixa o aplicativo no seu próprio celular e cadastra o rosto.
  • No momento em que for a um local parceiro da empresa, o consumidor se posiciona em frente a um dispositivo móvel instalado junto ao caixa e faz a sua identificação com o rosto, sem precisar usar o celular.
  • Então, com a identificação validada pelo sistema, o atendente, do outro lado, confirma o valor e finaliza a compra com a autorização do cliente.
  • O uso de senha para confirmar a operação é facultativo, a depender do volume financeiro transacionado. 

Confira abaixo o vídeo demonstrativo:

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail