Siga nas redes sociais

Search

Vendas do comércio caem em todos estados da região Sul

Dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgados nesta terça-feira, dia 16, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o volume de vendas do comércio de Santa Catarina caiu 4,3% em abril deste ano. Em comparação com abril do ano passado, a queda foi ainda maior, de 7,4%. Já no acumulado do ano, as vendas do comércio caíram 1,5%.

O resultado negativo do ano foi influenciado pela redução das vendas de equipamentos e materiais para escritório (-30,6%), de livros e jornais (-25,4%) e de tecidos, vestuário e calçados (-23,8%).

No Paraná, as vendas do comércio caíram 14,9% em abril, a maior para o mês desde que a série histórica foi iniciada, em janeiro de 2001. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda foi de 12,9%. Já no primeiro quadrimestre deste ano, a queda foi menos acentuada, de 1,6%.

A queda das vendas de livros e jornais (-25,9%), tecidos e vestuário(-21,1%) e outros artigos de uso pessoal (-20,4%), influenciaram o desempenho negativo do indicador no ano.

Já no Rio Grande do Sul, seguindo a mesma trajetória, as vendas do comércio gaúcho caíram 13,1% em abril e 17,5% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Essas foram as maiores quedas do comércio desde que série histórica foi iniciada.

No ano, a queda foi de 5,2%, influenciada pela redução das vendas de tecidos e vestuário (-38,6%), livros e jornais (-28,5%) e de móveis (-24,5%). Nesse período, somente as vendas dos hipermercados e supermercados (6,3%) e de produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,1%) cresceram.

Compartilhe

A startup que monitora a economia

Leia também

Receba notícias no seu e-mail