Siga nas redes sociais

Search

Setor de serviços da região Sul tem queda recorde em abril

Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados nesta quarta-feira, dia 17 de junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o volume serviços de Santa Catarina caiu 13,9% em abril deste ano. Esse é o resultado negativo mais intenso desde o início da série histórica.

Em comparação com abril do ano passado, a queda foi ainda maior, de 20,3%. No acumulado do ano caiu 5,9%.

A queda do volume de serviços prestados às famílias (-53,3%) e dos serviços de transportes (-20,2%) influenciaram o desempenho negativo do indicador.

No Paraná, caiu 11,1% em abril, também a maior desde o início da série histórica, mas a menor da região Sul. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, a retração foi de 17,1%. Já no acumulado de janeiro a abril, a queda foi menos acentuada, de 5,5%.

Entre os setores, os serviços prestados às famílias (-65,1%), e os serviços de transportes (-16,5%), exerceram a influência negativa mais relevante.

Já no Rio Grande do Sul, o volume de serviços caiu 15,2% em abril, a maior queda da região Sul e maior da série histórica. Em comparação com abril do ano passado, a retração foi de 27,5%, também a mais intensa registrada. No índice acumulado do ano, o recuo foi de 10,9%, com queda em todas as atividades.

As mais acentuadas foram nos serviços prestados às famílias (-27,3%) e nos serviços profissionais e administrativos (-13%).

Compartilhe

A startup que monitora a economia

Leia também

Receba notícias no seu e-mail