Siga nas redes sociais

Search

Amostras de novembro de esgoto em Florianópolis detectam partículas de coronavírus

Partículas do coronavírus foram encontradas em duas amostras do esgoto de Florianópolis colhidas em 27 de novembro de 2019, dois meses antes do primeiro caso clínico ser relatado no Brasil.

A descoberta é descrita na pesquisa SARS-CoV-2 in human sewage in Santa Catarina, Brazil, November 2019, de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade de Burgos (Espanha) e da startup BiomeHub.

A professora da UFSC, Gislaine Fongaro, explica que amostras de esgoto do final de outubro até o início de março foram analisadas:

“Acessamos amostras congeladas do esgoto bruto para investigar o material como ferramenta epidemiológica”.

Até agora, é o relato da primeira presença confirmada do vírus na América.

A pesquisadora lembra que estudos semelhantes encontraram o vírusno esgoto de Wuhan, na China, em outubro, e na Itália no início de dezembro, antes do vírus ser descrito em 31 de dezembro de 2019.

A carga constatada em 27 de novembro foi baixa: 100 mil cópias de genoma do vírus por litro.

Depois disso, novas amostras deram positivo em doses mais elevadas em 11 de dezembro e 20 de fevereiro,  até que em 4 de março a carga do vírus chegou a 1 milhão de cópias de genoma por litro de esgoto.

“As pessoas não precisam ficar apavoradas com contaminação. O esgoto só é uma representatividade do que já tem na população”, destaca.

Ela pondera que as pessoas podem ou não ter ficado doentes neste período, e ter atribuído algum sintoma a outras doenças.

Em 30 de outubro e 6 de novembro, as amostras não apresentaram traço do vírus.

A descoberta só foi possível porque pôde acessar amostras que já eram coletadas por outros estudos.

“É um grande momento para a gente pensar como o esgoto da população serve para programas sentinelas. Muito antes de aparecer casos clínicos, o vírus estava circulando. É possível fazer análises de risco  e antecipar os cuidados necessários com a população, como, por exemplo, a hora de dar uma diminuída nas atividades”, finaliza.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail