Mais de 200 mil trabalhadores tiveram contratos de trabalho suspensos temporariamente em SC

Para reduzir os efeitos da crise econômica provocada pelo coronavírus, o governo federal instituiu a Lei no 14.020, que permite que empresas realizem acordos de redução da jornada de trabalho, de salários e de suspensão temporária de contratos de trabalho. 

De acordo com o Ministério da Economia, de abril deste ano até a primeira quinzena de julho, mais 12,8 milhões de acordos foram celebrados no Brasil.

Desse total, quase 5 milhões de trabalhadores tiveram seus contratos de trabalho suspensos temporariamente (43,3%) e aproximadamente 2,8 milhões tiveram o salário reduzido em 70%

Em Santa Catarina, o sexto maior do país em empregos formais, pouco mais de 594 mil acordos foram celebrados entre empresas e trabalhadores.

A maior proporção se deu com a suspensão temporária de trabalho, com cerca de um terço dos trabalhadores impactados diretamente (213 mil).

Outros 137 mil profissionais tiveram seus salários reduzidos em 25%, e mais de 105 mil trabalhadores, em 70%

De acordo com a economista da Caravela Soluções, Edilene Cavalcanti, “a indústria e o setor de serviços catarinense foram os que mais firmaram acordos nesse período. Na indústria, foram quase 294 mil, enquanto o setor de serviços somou 205 mil, principalmente nas atividades imobiliárias, financeiras, de informação e comunicação”.

O ápice da busca por acordos ocorreu em abril, mês que começou e terminou com medidas de distanciamento social.

A data coincide com o maior saldo negativo de empregos no estado, com 73 mil postos de trabalhos fechados. Considerando também o mês de maio, o número sobe para 95 mil

Nesse período, Joinville (-10,9 mil), Florianópolis (-8,9 mil) e Blumenau (-7,3 mil) foram os que mais fecharam postos de trabalho.

Além disso, representam 32,8% dos acordos de suspensão temporária de contratos de trabalho do estado (69,8 mil) e 28,9% dos acordos para redução de mais da metade do salário. 

LEIA TAMBÉM: SC contabiliza 565 mil adesões de medida que suspende ou reduz contratos de trabalho

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais