Siga nas redes sociais

Search

Pesquisa aponta impactos da pandemia no setor turístico em Pomerode

A Associação Visite Pomerode (Avip), que congrega o trade turístico da cidade, promoveu uma pesquisa entre seus associados para avaliar os impactos do coronavírus no segmento.

O levantamento foi realizado com aproximadamente 50 empresas da área, no qual 80% afirmaram estar tendo que recorrer a demissões, 70% disseram que sofreram perda de faturamento de 60% ou mais.

Um dado que chama atenção é que mais da metade dos participantes afirmou não saber se consegue manter a empresa além do final do ano, caso a situação não melhore.

“Estamos fazendo tudo para posicionar Pomerode como uma cidade que cuida e respeita os visitantes e a comunidade, como sempre agimos. Agora é a hora de sermos mais responsáveis do que nunca, para que a imagem da cidade fique ainda mais consolidada”, destaca o presidente da Avip, Manfredo Goede.

O empresário reforça ainda o papel do poder público diante da situação:

“Seja no amparo legal, na redução de burocracias, na participação em eventos ou em políticas públicas, contamos com a participação da Prefeitura de Pomerode e da Santur para minimizar os problemas agora, e para preparar uma retomada estruturada e sólida no futuro próximo”. 

O empresário Ivan Blumenschein, diretor de produção da Nugali Chocolates e membro da diretoria da Avip, destacou os impactos econômicos provocados pelo cancelamento dos eventos, em virtude da pandemia, que atingem toda a região:

“Apenas a Osterfest, por exemplo, movimenta valor superior a R$ 15 milhões. Esse valor é da ordem de 1% do PIB do município e tem um encadeamento econômico grande e importante, porque o dinheiro que entra com o turismo tem um giro rápido e local, o que é muito benéfico”.

Além disso, a Avip estima que a repercussão da Osterfest e da Osterbaum (árvore enfeitada com 100 mil casquinhas de ovos) gere R$ 2 milhões em mídia espontânea, inclusive com alcance internacional, especialmente pelo reconhecimento dos dois atrativos no Guinness World Records.

Movida pelo otimismo, a Avip já começou a planejar a edição de 2021 da Osterfest, que deverá ocorrer de 11 de fevereiro a 4 de abril.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail