Siga nas redes sociais

Search

Incerteza reduz operações no mercado imobiliário em Florianópolis e Joinville

Após três anos de crescimento, as operações imobiliárias de Florianópolis mostram queda de 19% no ano.

De acordo com os dados do Registro de Imóveis do Brasil, foram registradas 5.973 operações do mercado de imóveis da cidade até maio deste ano, a maioria delas referentes a transações de compra e venda.

Em maio, cerca de 1,1 mil operações imobiliárias foram feitas. Com os ajustes sazonais, o resultado em relação a maio do ano passado teve queda de 28,8%.

Considerando apenas as transações de compra e venda no acumulado do ano (3.891), a variação foi de -24,5%, o pior resultado entre as cidades monitoradas. 

A tendência de crescimento de operações imobiliárias em Joinville de oito anos também deve ser encerrada em 2020.

De janeiro até maio deste ano, foram registradas 4.263 operações, o que representa queda de 15,9% frente ao mesmo período de 2019. Em maio, a queda foi de 29,3%

As transações de compra e venda do município, realizadas até maio, totalizaram 79% do total das operações imobiliárias. O montante representa queda de 12,9% em relação a 2019. 

Em ambas as cidades, as operações imobiliárias de terrenos estão sendo as mais afetadas.

O economista Henrique Reichert, da Caravela Soluções, destaca que “a queda das operações de compra e venda de imóveis são reflexos de um período de muita incerteza, onde os investimentos são reduzidos. A diminuição mais forte da venda de terrenos, que exigem maior prazo para retornos certificam este caráter receoso dos investidores”. 

Compartilhe

A startup que monitora a economia

Leia também

Receba notícias no seu e-mail