Incerteza reduz operações no mercado imobiliário em Florianópolis e Joinville

Após três anos de crescimento, as operações imobiliárias de Florianópolis mostram queda de 19% no ano.

De acordo com os dados do Registro de Imóveis do Brasil, foram registradas 5.973 operações do mercado de imóveis da cidade até maio deste ano, a maioria delas referentes a transações de compra e venda.

Em maio, cerca de 1,1 mil operações imobiliárias foram feitas. Com os ajustes sazonais, o resultado em relação a maio do ano passado teve queda de 28,8%.

Considerando apenas as transações de compra e venda no acumulado do ano (3.891), a variação foi de -24,5%, o pior resultado entre as cidades monitoradas. 

A tendência de crescimento de operações imobiliárias em Joinville de oito anos também deve ser encerrada em 2020.

De janeiro até maio deste ano, foram registradas 4.263 operações, o que representa queda de 15,9% frente ao mesmo período de 2019. Em maio, a queda foi de 29,3%

As transações de compra e venda do município, realizadas até maio, totalizaram 79% do total das operações imobiliárias. O montante representa queda de 12,9% em relação a 2019. 

Em ambas as cidades, as operações imobiliárias de terrenos estão sendo as mais afetadas.

O economista Henrique Reichert, da Caravela Soluções, destaca que “a queda das operações de compra e venda de imóveis são reflexos de um período de muita incerteza, onde os investimentos são reduzidos. A diminuição mais forte da venda de terrenos, que exigem maior prazo para retornos certificam este caráter receoso dos investidores”. 

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais