Siga nas redes sociais

Search

Dia do vendedor: consultor destaca mudanças em uma das principais carreiras do mercado

Foto: Daniel Zimmermann.

De acordo com a Federação Mundial das Associações de Vendas Diretas, mais de 4 milhões de brasileiros atuam como revendedores diretos das empresas brasileiras.

Foi através destes profissionais, aliás, que mais de R$ 45 bilhões em volume de negócios foram movimentados no país no passado, segundo a entidade.

E neste 1º de outubro, Dia do Vendedor, os desafios da profissão vêm à tona, especialmente em um ano marcado por novos formatos de consumo.

Para o consultor empresarial e mentor Roberto Vilela, a transformação pelo qual a carreira do vendedor passa só foi acelerada pela pandemia:

“Muitos fatores, especialmente os ligados à inovação, já permeavam a rotina destes profissionais e agora se tornaram obrigatórios. Há ainda aqueles que lutam contra as estratégias que consolidam o mercado de vendas, mas é impossível negar que há, cada vez mais, novas ferramentas e habilidades que precisam ser incluídas na rotina dos vendedores”.

O consultor, que neste ano conduziu e palestrou em convenções 100% digitais, avalia que, especialmente na área da representação comercial, não há mais espaço para amadorismo:

“Enquanto no varejo ainda há muitos profissionais atuando em uma espécie de trampolim da carreira, estando na área de vendas enquanto buscam outras oportunidades de trabalho, o representante faz carreira no mercado de vendas. Ele é um empreendedor que assume o desafio de ser o rosto e a voz da empresa para o mercado. No mercado B2B, este é um cargo altamente promissor, se for encarado com seriedade”.

Pontos de transformação para o vendedor

O consultor aproveita o Dia do Vendedor para destacar algumas mudanças no cenário comercial que devem ser consideradas por quem faz carreira no segmento:

Dados para a decisão estratégica

Não basta apenas ter feeling para as vendas, é preciso unir trabalho e estratégia. Para isso, o consultor empresarial avalia que é essencial utilizar informações estratégicas para a melhor abordagem. Softwares de gestão de vendas, dados sobre o cliente, desenvolvimento de abordagem com base na evolução do mercado, uso de conhecimentos e conteúdos de Inbound Marketing ajudam o vendedor a criar uma rede fortalecida de informações para ter mais sucesso nos negócios. Em um ano marcado pelas vendas digitais, entender e utilizar ferramentas tecnológicas para comunicação, prospecção e relacionamento é crucial. Seja o app de mensagem ou o sistema de gestão de leads, unir o universo digital com o analógico é urgente.

Sem limitação de horário

Observado o bom senso, é preciso entender que a pandemia trouxe uma nova realidade de mercado. O tradicional horário comercial teve suas barreiras quebradas com a evolução dos meios de comunicação e agora já não se encaixam na rotina empresarial. Ter flexibilidade para atender os clientes em horários fora do padrão é uma necessidade latente na área de vendas.

Criatividade, proatividade e atenção ao mercado

Cada cliente terá necessidades específicas e nada como ser bem informado para garantir uma abordagem certeira. Estar atento à movimentação de mercado, bem como ter informações sobre o volume de produtos da empresa, evitando vendas sem possibilidade de entrega imediata, são questões que fazem parte da rotina do vendedor proativo.

Bônus: capacitação em alta

Não tem outra maneira de ser bem preparador que não seja o estudo. O mercado oferece uma série de capacitações, inclusive gratuitas. Estudar sobre o mercado em que se atua, as inovações para o segmento e qual as novas preferências de consumo do cliente precisam ser ações rotineiras para quem quer ser bem-sucedido na área de vendas.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail