Siga nas redes sociais

Píer Mauá, no Rio de Janeiro (RJ). Crédito: Bruna Prado/MTur

UFSC e Ministério do Turismo firmam acordo para diagnóstico de rotas turísticas no país

Redação Economia SC

Redação Economia SC

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Para planejar melhores condições ao transporte turístico de passageiros, o Ministério do Turismo encomendou um diagnóstico das 30 rotas turísticas estratégicas no país, contempladas pelo programa Investe Turismo.

O raio-X do turismo brasileiro será produzido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e irá traçar as condições de transporte nestas rotas, estrutura existente, integração de modais, disponibilidade de informações aos turistas, entre outros itens.

O mapeamento abrange os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo.

O Brasil possui dimensões continentais e, desta forma, realidades distintas.

Por isso, o diagnóstico de necessidades específicas no que se refere ao deslocamento de pessoas, é fundamental para identificação de soluções e definição de diretrizes e políticas públicas para fomentar o turismo brasileiro.

“Estamos buscando novas estratégias com o objetivo de alcançarmos, novamente, os mesmos patamares de crescimento do turismo que tivemos ano passado. Este é o esforço que temos que fazer para gerar mais emprego e renda e colocar o turismo brasileiro no lugar que merece”, declarou o secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Lucas Fiuza.

A ideia é construir um planejamento integrado das condições de locomoção dos turistas no país, provendo infraestrutura e informações adequadas, bem como conforto, segurança e viabilidade aos deslocamentos.

Na avaliação do coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo, Higor Guerra, estas medidas conferem maior eficiência e atratividade ao setor:

“O incremento da eficiência da prestação dos serviços de transporte de passageiros de vocação turística passa pela adequada oferta de infraestrutura e integração entre os diversos modos de transporte”.

Compartilhe o conteúdo

Leia também

Joinville lança plataforma virtual de informações turísticas

Startup vencedora Prêmio LIDE Futuro 2022 vai inaugurar nova sede em Joinville

Empresa de Massaranduba inaugura filial no Nordeste

Receba notícias no seu e-mail