Siga nas redes sociais

Search

MEC divulga a nota de qualidade das instituições de ensino superior de SC

Foto: divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na sexta-feira, 23 de abril, o principal indicador de qualidade do ensino superior, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019, sendo este o indicador que avalia efetivamente a qualidade do aprendizado dos alunos.

Como indicador de qualidade, integra o conjunto de procedimentos e instrumentos diversificados que avalia as instituições de ensino. 

O índice tem relação direta com o ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que mensura, entre outros aspectos, o quanto um aluno aprendeu durante o seu curso superior. 

De 2017 a 2019, o exame avaliou cursos de cem áreas do conhecimento. No cálculo do IGC 2019, além do CPC, também foram consideradas informações dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019. 

Notas 4 e 5 são consideradas de excelência, conquistadas por 23,86% das instituições brasileiras. A concentração na faixa 3, que é o mínimo que o Ministério da Educação (MEC) exige, abarcou mais da metade das instituições avaliadas (63,77%).

A Unicesumar conquistou nota 4 pelo décimo ano consecutivo, sendo a única universidade brasileira, das que oferecem também EAD, a manter-se nesse nível de excelência por tanto tempo.

“Conseguimos manter o mesmo nível de qualidade do ensino presencial, na EAD, e o desafio é manter-se sempre com padrão altíssimo. E nós estamos conseguindo, com mais de 300 mil alunos”, destaca Adriano Albano, diretor de 9 unidades Unicesumar.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail