Siga nas redes sociais

Search

Integrações se tornam fundamentais para conectar shopping ao universo on-line

Foto: divulgação

Os shoppings, como nós estamos acostumados, já passavam por mudanças nos últimos anos, porém a pandemia acelerou o processo e os lojistas e empreendimentos ficaram em uma situação de necessidade de adaptação e reinvenção quando permaneceram com as portas fechadas.

Ao mesmo tempo em que vivenciaram o aumento das vendas on-line, um mercado que deve continuar a crescer pós-coronavírus, a transformação digital passou a ser palavra rotineira entre os empreendedores de shoppings e lojistas.

Houve a necessidade de conectar lojas com os serviços on-line, como por exemplo, as plataformas de buscas, de vendas e sistemas de logística.

Para o comerciante até mesmo controlar as vendas online e offline de maneira organizada, já que é um só estoque para dois canais, passou a ser um grande desafio.

Assim como os eletrodomésticos, carros e acessórios vestíveis estão cada vez mais conectados, o futuro das lojas nos shoppings segue a mesma evolução.

Um ponto principal e agravante para isso é que o mercado brasileiro possui uma grande pluralidade de sistemas de vendas e que não estão prontos para realizar todos esses processos.

Essa necessidade veio potencializada pela pandemia e levou a startup a Napp Solutions, que é focada em integração em escala do varejo e com mais de 70% do mercado de shoppings integrados, a utilizar seu know-how, que anteriormente era trabalhar com inteligência de dados e auditoria para um novo modelo.

Guilherme Zenatte, CTO e co-fundador da Napp Solutions, destaca a evolução tecnológica das integrações que a Napp Solutions é capaz de realizar:

“Temos um time de 200 pessoas, mais de 70 mil integrações, mais de 900 PDVs mapeados, é muito conhecimento acumulado pré-pandemia que nos fez aperfeiçoar os nossos métodos de integração. Nosso investimento foi pesado em inteligência artificial e principalmente segurança de dados, aceleramos nosso roadmap de dois anos em 6 meses, integramos qualquer sistema em 15 minutos”.

Esta tecnologia de integração propiciou uma parceria com o Google para realizar o O2O de lojas físicas, que é um termo utilizado para a ação que se inicia no on-line e termina no off-line: a busca de um produto por meio do Google e que termina dentro da loja física.

A Gazit Brasil foi a primeira rede de shoppings do Brasil a começar a utilizar a ferramenta da Napp Solutions e levar suas lojas físicas para dentro da busca do Google

Outro grande case de sucesso é o marketplace ON Stores, acelerado pela SYN, que utilizou as integrações nos seus shoppings para levar o estoque ao marketplace.

A integração permite atualização em tempo real, e se o produto acabar dentro da loja física, também é removido em tempo real na plataforma on-line. 

Raphael Karan, diretor executivo do ON Stores, destaca a transformação digital que a rede está promovendo:

“Considerando que a digitalização do varejo é uma condição necessária para o sucesso nos negócios, o ON Stores tem como objetivo oferecer ao mercado uma solução de varejo 360º e contribuir com a digitação dos shoppings e seus lojistas”.

A Napp Solutions tem analisado e enxerga um futuro promissor para os grandes nomes do marketplace e relata o interesse dos shoppings de, inclusive, levarem as lojas para marketplaces de mar aberto, das grandes redes como Magalu, Amazon, Mercado Livre, entre outros.

Guilherme Zenatte reforça que o objetivo da Napp Solutions, desde a sua criação, é trabalhar os dados para benefícios ao lojista, melhorando a performance do shopping:

“Hoje podemos dizer que levamos benefícios para os lojistas através da integração, a qual passou a ser um diferencial para o shopping, pois esses passarão a estar prontos a serem conectados nos serviços existentes e nos que surgirão. Shoppings não conectados não terão espaço em um futuro próximo”.

Compartilhe

Jornalista do ecossistema de startups

Leia também

Receba notícias no seu e-mail