Siga nas redes sociais

Search

O que esperar das feiras B2B?

Foto: Gisele Seibel/divulgação.

Tradicionalmente, as feiras de negócios para indústrias são reconhecidas pelo mercado por promover a atualização tecnológica de fábricas, a partir da exposição de máquinas, equipamentos e novos processos de produção, sempre acompanhadas de palestras com conteúdo mais técnico.

Como já ouvi de muitos visitantes das feiras do Febratex Group, os grandes eventos onde são apresentadas novas tecnologias internacionais são esperados com entusiasmo e com o objetivo de investir para aperfeiçoar técnicas de produção.

Agora, quando nos propomos a avaliar a expectativa de um evento sob a ótica de um visitante, iniciamos um processo de conexão com este público. 

Primeiro, devemos estar atualizados em relação ao mercado de atuação e atento às transformações econômicas, sociais e culturais que afetam as empresas e profissionais do respectivo setor.

E sabemos que isso só é possível se estivermos conectados ao mercado global, que se movimenta e reage em momentos diferentes, criando sempre novos desafios e também oportunidades.

Com o entendimento do cenário macro, partimos para a pesquisa das necessidades das pessoas que querem estar atualizadas e preparadas para as mudanças que atingem a sua atividade profissional e que, para serem positivas, exigem novas formas de pensar.

Portanto, estamos falando da necessidade de desenvolver habilidades profissionais nas pessoas. E quais seriam as habilidades que a indústria do futuro espera dos profissionais? 

É certo que um profissional que possua formação técnica está apto exercer uma respectiva profissão, mas o profissional que possua as “soft skills” estará melhor posicionado no mercado.

E uma feira de negócios pode contribuir para o desenvolvimento dessas habilidades? Eu acredito que sim e só vejo uma maneira: sendo. Mas como pode um evento “ser”? 

Uma feira de negócios precisa ser criativa? Sim.

Uma feira de negócios precisa se comunicar bem? Do início ao fim.

Uma feira de negócios precisa ser dinâmica? Muito. 

Uma feira de negócios tem motivação? E como tem. 

Uma feira de negócios prioriza o trabalho em equipe? Desconheço outro ambiente mais colaborativo.

Uma feira de negócios inova? Desde sempre e cada vez mais. 

E a capacidade de inspirar? Sim, um evento presencial de negócios é inspirador por natureza. Nasce e vive de ideias, de sonhos e do esforço para realizar o intangível. Onde alguns só veem área e espaço, cria-se um dos ambientes mais transformadores da sociedade e do mundo corporativo.

Como ouvi de um dos empresários portugueses mais visionário e realizador que conheci, na minha jornada de 3 anos, em Portugal: “a indústria têxtil é 20% máquinas e 80% pessoas”. E aprendi nesse tempo que essa indústria precisa desenvolver mais as pessoas que nela trabalham. Todas. Do chão de fábrica até a direção. A isso costumo chamar de democratização do conhecimento e é o que mais me motiva, hoje.

Os eventos de negócios existem para trazer retorno ao investimento dos participantes e para movimentar a economia e podem melhorar ainda mais os resultados financeiros se focarem em desenvolver os profissionais.

O mundo corporativo deve contar com os eventos para o desenvolvimento do seu capital humano e assim as empresas passam a assumir mais um nobre propósito de existir: o de promover o conhecimento para transformar as pessoas, a cultura e a sociedade.

O caminho do conhecimento não tem volta, só avança e quer sempre mais. E, nada menos do que preparar as empresas e as pessoas para seguirem no caminho do progresso, é a expectativa que temos das feiras de negócios do futuro.

Compartilhe

Diretora Executiva no Febratex Group e CEO na Way2tex

Leia também

Receba notícias no seu e-mail