Siga nas redes sociais

Search

A convergência de marketing e inovação nas organizações

Compartilhe

Foto: A Stefanovska/AdobeStock

Com a evolução tecnológica, a expansão das plataformas digitais e a transformação do comportamento dos consumidores, as marcas estão cada vez mais expostas e interagindo com as pessoas, em todos os níveis e em todos os sentidos.

Isso cria oportunidades e desafios inéditos, em um cenário muito mais complexo e imprevisível em relação a muito pouco tempo atrás. A complexidade cresceu exponencialmente nos últimos anos.

O que antes era praticamente um monólogo, com a marca controlando a narrativa em poucos canais de comunicação, de forma linear e estruturada, virou uma grande troca de informações, em diversas frentes simultâneas, com bases tecnológicas, linguagens e abordagens totalmente diferentes, que as marcas podem ou não aproveitar a seu favor.

As marcas que conseguem se integrar a esse novo cenário, e construir novos canais de comunicação usando as novas tecnologias, tem grande vantagem no mercado. Não é nada fácil esse processo de transição e adaptação, mas é absolutamente necessário para o posicionamento, e o crescimento das marcas, construindo novas possibilidades de relacionamento e criação de experiências com as pessoas.

Mas, não adianta estar apenas presente nas plataformas, é preciso saber como falar, o que falar, e mais importante, por que se comunicar. Cada novo meio demanda um novo tipo de mensagem, de abordagem e de estratégia, para ser bem sucedido.

Assim como as tecnologias e plataformas se transformaram, o comportamento dos consumidores também evoluiu, e muito. As pessoas buscam posturas mais éticas e transparentes, querem que as marcas se expressem de forma consistente, e cobram constantemente atitudes e posições. O público demanda posições das marcas, e quer cada vez mais um diálogo aberto e transparente. Nem todas as marcas respondem da maneira correta, e isso pode gerar muitos problemas.

As marcas, para crescerem nesse cenário complexo, também tem que ter uma atitude de evolução constante, de adaptação ao ovo cenário e de definição de estratégias consistentes para atender as demandas das pessoas. Nesse contexto, o Branding expande o conceito de gestão estratégica de marca e passa a dar suporte estratégico para a organização como um todo, sua cultura e seu relacionamento com o mercado, em todos os pontos de contato. A construção de marca é um processo constante e interminável, com definição de estratégias, acompanhamento e ajustes para fazer convergir os objetivos das pessoas e das marcas.

As organizações precisam evoluir constantemente, guiadas por um propósito claro. Mas não adiante ter um propósito bem definido. É necessário disseminar, e praticar no dia a dia para, efetivamente, realizar esse grande propósito. O envolvimento dos stakeholders (internos e externos) é fundamental para que o valor seja percebido, as relações sejam fortalecidas, e os resultados sejam construídos de forma consistente ao longo do tempo.

Para sustentar essa evolução constante, é imprescindível ter uma cultura de inovação em todos os níveis, criar conexões genuínas com os públicos, construir experiências memoráveis e ser um ambiente de constante aprendizado. A inovação é sustentada pela estratégia de marketing, porque seu objetivo é levar melhores produtos, serviços, modelos de negócios e processos para o mercado. E a relação com o mercado é mediada pelo marketing dentro da corporação. O marketing, tanto estrategicamente quanto nos níveis tático e operacional, é parte fundamental do processo de inovação de uma empresa. O branding ajuda a definir os conceitos de marca e sua gestão, e se conecta com o Marketing para definir estratégias de mercado, que vão orientar o caminho das inovações que serão lançadas no mercado.

O processo de geração constante de inovação, alinhando o entendimento das necessidades do mercado com as potencialidades da empresa, faz com que seja criado valor real, percebido pelos clientes e consumidores.

As marcas que assim atuam, conseguem, além de oferecer produtos e serviços inovadores para o mercado, se expressar da maneira certa para o público certo, se conectar do jeito certo, criar memórias e percepções positivas, e construir relacionamentos que ajudam a gerar riqueza e crescimento sustentável.

Na prática diária é que se produz inovação e se constroem as marcas líderes de hoje e do futuro.

Compartilhe

Estrategista de marcas, especialista em inovação de marketing e fundador da Nexia Branding.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail