Siga nas redes sociais

Search

5 municípios de SC estão entre os mais rápidos do país para abrir empresa no Brasil

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Santa Catarina abriu mais de 73 mil novos negócios no primeiro quadrimestre deste ano, segundo o Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia.

Ao menos 5 municípios do estado despontam no rol entre os 10 do país com os menores tempos de abertura de empresas. São eles: Xaxim (1º), Mafra (2º), Criciúma (4º), Brusque (5º) e Navegantes (8º).

Segundo a presidente da Junta Comercial de Santa Catarina, Renata Silva, o resultado positivo se dá pelas medidas de simplificação que o governo estadual realizou para melhorar os processos de registro mercantil e legalização, assim como o apoio das administrações municipais na desburocratização também dos serviços públicos lá na ponta:

“Santa Catarina foi pioneira e serviu de modelo para a Lei da Liberdade Econômica, criando a regulamentação estadual. Desde então, vem colhendo frutos, como a facilidade de empreender e a desburocratização”.

Dentre outras medidas implantadas pela gestão atual que melhoram o ambiente de negócios para quem deseja investir, gerar emprego e renda, está a dispensa de alvará e licenciamento. São mais 570 atividades econômicas classificadas como de baixo risco e que não oferecem perigo à saúde e à segurança. Além disso, 60 municípios catarinenses integram o Programa SC Bem Mais Simples, que possibilitam ainda mais celeridade na abertura de novos negócios.

Confira abaixo o tempo da abertura de empresas dos 5 municípios catarinenses em destaque:

  • Xaxim: 3 horas
  • Mafra: 4 horas e 1 minuto
  • Criciúma: 4 horas e 11 minutos
  • Brusque: 4 horas e 33 minutos
  • Navegantes: 5 horas e 36 minutos

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail